Google lança loja virtual para venda de aplicativos

2 min de leitura
Imagem de: Google lança loja virtual para venda de aplicativos

Conheça a Chrome Web Store. Foto: Reprodução

Conheça a Chrome Web Store. Foto: Reprodução

Acabou a espera e, finalmente, a Google lançou a Chrome Web Store, sua loja online de aplicativos integrada ao navegador Google Chrome. Os produtos adquiridos podem ser acessados e utilizados tanto no computador quanto em aparelhos móveis como tablets e smartphones.

A Chrome Web Store conta com programas de inúmeras categorias: comunicação, educação, entretenimento, jogos, notícias, utilitários, produtividade e muito mais. Além disso, a loja passa a reunir também as extensões e temas compatíveis com o navegador Google Chrome.

A grosso modo, pode-se dizer que ela é uma “mistura” de Apple Store (que vende e distribui aplicativos) com o espaço “Add-ons for Firefox” (que reúne complementos e temas para o navegador da Mozilla).

Nada além da web

A frase acima é o slogan de lançamento do Chrome OS, o sistema operacional do Google lançado hoje. A Chrome Web Store faz parte deste lançamento e está integrada com o navegador da empresa a partir de sua oitava versão, contando tanto com aplicativos pagos, quanto com gratuitos.

A loja já possui centenas de opções como um aplicativo exclusivo do jornal The New York Times e jogo-simulador de golfe Tiger Woods PGA Tour Online, da EA Sports. Uma breve navegada pela Web Store já permite ter uma noção da dimensão deste novo negócio que, sem dúvida, vai dar o que falar.

Os aplicativos são instalados no navegador e listados em um espaço reservado a eles toda vez que uma nova guia é aberta. Para acessá-los, basta um único clique. Na verdade, os apps do Chrome funcionam como atalhos que levam você a um determinado espaço da web, muitas vezes personalizado e criado exclusivamente para o serviço (como é o caso do jornal de Nova Iorque).

Simples de usar

A Chrome Web Store é uma plataforma extremamente simples de ser usada. Você navega pelas dezenas de categorias divididas em aplicativos, extensões, temas e coleções, e clica sobre o que lhe interessar. Assim obtém maiores informações e também instala os aplicativos, que normalmente não são muito grandes e levam apenas poucos segundos para serem baixados e instalados.

Cada vez mais nas nuvens

O Chrome OS é o sistema operacional que utiliza a tecnologia de computação nas nuvens (ou “cloud computing”), que minimiza o uso de hardware, focando o uso na web. Não é por acaso que o lançamento da loja foi realizado juntamente com o do sistema, afinal, a Chrome Web Store é uma ferramenta complementar que vai dar muito mais possibilidades a ele.

Web Store reúne também extensões e temas para o navegador

Google Chrome: sinônimo de inovação

Quando surgiu, o Chrome se mostrou um dos aplicativos mais inovadores do gênero, arriscando todas as suas fichas em recursos como navegação rápida, interface compacta e gerenciamento individual das abas abertas – acabando com o problema de ter que reiniciar todo o navegador quando uma guia apenas é a causa de uma trava.

Mais uma vez projetos relacionados ao navegador (Chrome OS e Chrome Web Store) chegam para sacudir de vez este acirrado mercado, sempre marcado por programas inovadores como Netscape, Firefox, Opera, Flock etc. Agora é esperar para ver quais serão as reações dos concorrentes.

. . . . .

Você também estava ansioso para pôr as mãos na Chrome Web Store? O que achou desta inovação? O que pensa sobre quais serão as reações dos concorrentes? Registre suas impressões e opiniões nos comentários abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.