Como instalar o Office 2007 no Linux

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar o Office 2007 no Linux

Micrsoft Office no Linux

Esta dica é muito útil para quem acabou de migrar do Windows para o Linux e já estava acostumado com o visual e as funcionalidades do Microsoft Office 2007. Para o sistema operacional livre você conta com ótimas opções de suítes de aplicativos para escritório como o OpenOffice e a sua versão brasileira, o BrOffice.

Porém, se nenhuma das alternativas lhe agrada, o jeito é voltar a usar o pacote proprietário da Microsoft. O processo de instalação do programa no Linux é muito simples e não é preciso digitar uma única linha de comando, em poucos minutos você já pode começar a usar o Office 2007 na sua distribuição Linux.

Pré-requisitos

O único pré-requisito, além é claro do DVD com uma versão Office 2007, é o complemento PlayOnLinux. Este aplicativo é uma espécie de apoio ao Wine, um simulador que permite a instalação de programas do Windows em outros sistemas operacionais como Linux e Mac. Clique no botão abaixo para fazer o download do PlayOnLinux.

Clique para baixar

Vale lembrar que se você não tem o Wine instalado, o PlayOnLinux faz isto por você. O link para download acima serve para a instalação em distribuições baseadas no Debian (Ubuntu e Kubuntu, por exemplo). Se você utiliza outra distro, clique aqui e faça o download da versão correta.

Faça você mesmo

Execute o PlayOnLinux e clique no botão “Instalar”.  Na nova janela que se abriu você encontra várias categorias em uma aba à esquerda. Selecione a opção “Escritório” e depois “Microsoft Office 2007”. Clique em “Aplicar”.

Microsoft Office 2007 no Linux

Dá-se início então a um instalador passo a passo. Insira o disco de instalação do Office 2007 no computador e clique em “Avançar”.

Clique em

Agora é preciso escolher o disco. Selecione a opção correta ou, caso ela não apareça na lista, clique em “Outro” e defina manualmente o local onde o disco está montado no sistema.

Escolha o disco

Feito isso o sistema começa a carregar os arquivos de instalação e a instalar em si o programa. Confirme qualquer aviso que surgir na tela, o que é muito provável acontecer. Informe a Chave do Produto:

Informe a Chave do Produto

Depois de tudo feito, está pronta a instalação do pacote Microsoft Office 2007 no Linux e você já pode usá-lo normalmente, como se o fizesse no próprio Windows.

Pronto! Use o Office 2007 no Linux

. . . . .

Ao final deste processo serão instalados todos os arquivos necessários para rodar o programa, bem como o Internet Explorer. Você também será questionado sobre a inclusão de atalhos no ambiente de trabalho e pode optar pelo que achar melhor.

Se você não for alertado sobre a inserção de atalhos para o pacote Office é muito provável que algo deu errado. Mas não se preocupe, apenas repita o processo explicado neste tutorial. Não deixe de registrar sua experiência com esta instalação nos comentários abaixo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.