VivaReal lança nova versão de seu app com conceitos do Material Design

2 min de leitura
Imagem de: VivaReal lança nova versão de seu app com conceitos do Material Design
Imagem: Developpez

Enquanto os fãs do sistema operacional da Google aguardam ansiosamente pelo lançamento oficial do Android 5.0 Lollipop, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de aplicativos já estão se mobilizando para aplicar as novidades que virão com ele aos seus produtos. E as coisas não poderiam ser diferentes aqui no Brasil, onde o portal de busca de imóveis VivaReal se antecipou e tornou-se pioneiro na aplicação dos princípios do Material Design em seu app.

Seguindo as orientações da Google para a interface planejada para a nova versão do Android, a empresa utilizou princípios visuais que apostam em uma hierarquia simplificada e que são inspirados por materiais e objetos do mundo real, como folhas de papel e tintas. Na nova versão de seu aplicativo, a VivaReal escolheu um layout mais leve, com cores vivas, e investiu na força das grandes imagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caminho das pedras

A iniciativa foi liderada pela equipe mobile da companhia e, entre a pesquisa inicial e o desenvolvimento do produto final, levou 2 meses para ser finalizada. De acordo com  Nelson Vasconcelos, designer da VivaReal, as principais dificuldades vieram do fato do projeto ter sido iniciado logo após o anúncio do Material Design pela Google, de forma que as linhas de orientação da novidade ainda não estavam concluídas.

Por esse motivo, as referências de design para o novo visual eram bastante limitadas e os exemplos fornecidos pela própria Google muitas vezes eram incoerentes, ora ou outra deixando de seguir as instruções divulgadas. Além disso, a ausência de suporte técnico para a implementação do Material Design só dificultou ainda mais as coisas.

“Nossa equipe de design e produto percebeu a responsabilidade de estar à frente desta atualização para promover a melhor experiência ao nosso usuário. O processo foi motivado pelo interesse dos nossos profissionais em antecipar o que vai acontecer nos próximos meses e, claro, pelo desejo de inovar”, explica Arian Razzaghi, gerente de produto mobile da VivaReal.

De olho no futuro

Não é a primeira vez que o portal de imóveis investe na inovação, já tendo demonstrado usos interessantes de tecnologias que podem facilitar a busca pela casa ou apartamento dos sonhos. Em um evento realizado na primeira metade deste ano, a VivaReal demonstrou as possibilidades criadas por ferramentas como o Google Glass, o robô de telepresença Double e até mesmo o drone Phantom – leia mais no artigo neste link.

Já em outra ocasião, a empresa firmou uma parceria com a construtora Rossi para realizar a primeira visita imobiliária por robô do Brasil (clique aqui para conferir). Seguindo as orientações da Google sobre o Material Design, a nova versão do aplicativo da VivaReal já pode ser baixada por meio deste link. Novos recursos e melhorias podem ser adicionados após o lançamento oficial do Android 5.0 Lollipop.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.