Microsoft Garage: empresa tenta melhorar o Android com soluções próprias

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Garage: empresa tenta melhorar o Android com soluções próprias

Embora não exista qualquer indício de que a Google vá produzir aplicativos para o sistemaWindows Phone, a recíproca não é exatamente verdadeira por parte da Microsoft. Prova disso são os projetos que fazem parte da iniciativa “Garage”, muitos deles voltados a aprimorar funções do sistema operacional Android que são consideradas imperfeitas pela empresa.

O sistema Microsoft Garage incentiva que funcionários da companhia usem seu tempo livre para criar experiências que fujam do convencional e que funcionem em várias plataformas. “Isso representa uma nova direção para a companhia”, afirmou ao The Verge o diretor do programa, Jeff Ramos. “Estamos evoluindo nossa cultura e querendo melhorar nossa experimentação”, complementou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Next Lock Screen

A iniciativa já resultou em alguns aplicativos interessantes, como o Next Lock Screen (atualmente indisponível no Brasil). Com a intenção de ser uma “tela de bloqueio melhor que à do Android”, o software foi construído para pessoas ocupadas e exibe itens de calendário, mensagens de email e textos recebidos nessa área.

A diferença em relação a soluções semelhantes é o fato de ser possível ligar rapidamente para qualquer contato exibido — um nome em sua agenda de compromissos, por exemplo. Além disso, é possível configurar o aplicativo para que haja a inserção automática do código de bloqueio PIN caso você precise usar rapidamente alguma das funções disponíveis.

Além disso, é possível fixar uma lista de aplicativos favoritos que podem ser abertos caso você arraste seu dedo sobre a tela. Há sessões específicas para agrupar softwares de trabalho, de uso pessoal e aqueles que você usa constantemente, entre outras opções. “Notamos que havia diversos aplicativos de tela de bloqueio, mas nenhum era focado na produtividade do usuário”, explicou Ramos ao The Verge.

Journeys & Notes e o Android Wear

Com funcionamento semelhante ao Foursquare, o Journeys & Notes é um aplicativo que permite registrar e compartilhar experiências de viagem. O software foi desenvolvido com o objetivo de se tornar uma nova rede social através da qual viajantes podem trocar recomendações e dicas de locais e programas interessantes.

A Microsoft também quer conquistar espaço no Android Wear, seja através de teclados diferenciados quanto com programas como o Torque, que substitui o comando “Ok Google”. Com isso, basta realizar leve torção com o pulso para acionar o buscador Bing, que substitui a ferramenta-padrão do sistema.

O Microsoft Garage surgiu em 2009 nos laboratórios do Office e atualmente ocupa uma área dedicada, contando com a colaboração de aproximadamente 10 mil funcionários. “Podemos colocar essas inovações nas mãos de consumidores reais, olhar os dados de uso e toda a telemetria que temos. Isso nos ajuda a decidir o que fazer seguindo em frente”, afirma Ramos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.