Excalibur S: foi testado o míssil que pode ser o mais preciso do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Excalibur S: foi testado o míssil que pode ser o mais preciso do mundo

O site DoD Buzz, especializado em assuntos militares, noticiou recentemente que a Raytheon realizou os primeiros testes com o míssil Excalibur S em Yuma Proving Grounds, no estado do Arizona, que será fornecido para as Forças Armadas e a Marinha dos EUA.

A arma é a segunda geração da sua linha, a qual foi considerada uma das mais precisas já criadas, e é guiada através de um mecanismo laser. Assim, o míssil consegue atingir também alvos móveis, algo que o seu antecessor não podia devido ao uso de uma tecnologia de orientação por GPS.

Conforme informado por Paul Daniels, líder de desenvolvimento da Raytheon, o Excalibur S consiste em uma bomba de 155 milímetros capaz de atingir um alvo a até 40 km de distância com uma margem de erro de menos de dois metros. Em outras palavras, basta um tiro para que o alvo seja destruído. E essa precisão tem impacto direto na redução do tempo e do custo de logística tradicionalmente associados ao uso de munições de artilharia.

Dados mais precisos sobre o desempenho do Excalibur S ainda não foram veiculados, mas os resultados do modelo antecessor já impressionavam. O Excalibur, míssil guiado por GPS, teve mais 750 projéteis disparados e em uma avaliação ocorrida entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2013 marcou 27 de 30 pontos ao acertar seus alvos a mais de 33 km de distância com uma variação de precisão de no máximo 1,6 metro. No vídeo acima, você confere essa arma pioneira em ação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.