Câmera digital dá uma nota para a imagem tirada pelo fotógrafo

1 min de leitura
Imagem de: Câmera digital dá uma nota para a imagem tirada pelo fotógrafo

Conheça Nadia, a câmera com pontuação

Fonte da Imagem: EFE

Um protótipo de câmera fotográfica que dá nota para as suas fotografias foi apresentado na Universidade das Artes de Berlim, na Alemanha. Chamada de “Nadia”, esta câmera avalia a porcentagem estética de qualquer imagem capturada, “avaliando a beleza” daquela situação que você resolveu registrar.

Ao capturar a imagem a câmera, através de um dispositivo celular Nokia N73 conectado via Bluetooth, ela envia os dados para um computador Mac, que se conecta ao site “aquine”, responsável pelas notas.

"O sistema aquine compara a imagem tirada por você a um conjunto de dados de usuários, os quais foram avaliados pelo site photo.net", conta o criador da máquina fotográfica, Andrew Kupresanin. O portal de internet conta com uma interface simples e avalia desde 2009 as imagens postadas por ali automaticamente, através de algoritmos criados para este fim.

Para avaliar a imagem, o sistema “aquine” utiliza os princípios do desenho aplicado nas imagens, como cor, exposição, enquadramento e muito mais. Porém, a avaliação da beleza de qualquer coisa não necessariamente pode ser medida apenas pelos parâmetros de uma máquina.

Em entrevista para a EFE (agência de notícias espanhola), Kupresanin conta que a máquina pretende produzir uma reação nas pessoas, sendo um “objeto conceitual para criar debate”. Com isso, o que se espera é que a máquina gere uma discussão sobre não apenas questões estéticas, mas também a relação entre aquilo que consideramos belo e artístico, e não avaliações de uma máquina sobre o trabalho realizado.

Pontuação no visor

Fonte da Imagem: EFE

Exemplificando todo o processo filosófico envolvido na discussão, o que o desenhista Kupresanin procura são questionamentos acerca da beleza e qualidade de uma imagem e  se uma câmera é capaz de dizer o que é o “correto” não em termos técnicos, mas nas sensações que uma imagem provoca.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.