Recurso Hello do Firefox permitirá fazer chamadas de vídeo sem plugins

1 min de leitura
Imagem de: Recurso Hello do Firefox permitirá fazer chamadas de vídeo sem plugins
Imagem: Mozilla

A Mozilla inseriu um novo recurso para a versão beta mais recente de seu famoso navegador, o Firefox. Com o singelo nome Hello, a novidade será disponibilizada para quem fizer parte dos testes do browser da Raposa e permitirá que os usuários façam chamadas em vídeo por meio a internet sem a necessidade de instalar qualquer software ou plugin.

O recurso foi implantado em parceria com a operadora Telefônica, que vem se demonstrando uma forte apoiadora dos objetivos da Mozilla para sua plataforma móvel, o Firefox OS. O Hello usa o conhecimento de WebRTC adquirido pela empresa de telefonia por conta da aquisição da TokBox no final de 2012.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O Firefox Hello torna fácil se comunicar com amigos e familiares que talvez não tenham acesso ao mesmo serviço de chat por vídeo, software ou hardware que você. Ele permite fazer chamadas visuais e de áudio de forma gratuita e não há necessidade de baixar programas, plugins e sequer de criar uma conta”, disse um representante da Telefônica.

Na calada da noite

O recurso deve ser liberado para o público testar em algumas semanas e vai permitir que seus usuários se conectem com qualquer pessoa que possua um navegador com capacidade WebRTC, como o Firefox, o Opera ou o Chrome, por exemplo. Embora a Mozilla já tivesse demonstrado a possibilidade de conversas em vídeo entre seu navegador e o da Google em fevereiro de 2013, esta é a primeira vez que o Hello é trazido a público.

No começo deste ano, a empresa adicionou alguns recursos experimentais de WebRTC à build do Firefox Nightly, o navegador de testes da companhia. Caso o feedback traga bons resultados, a versão comum do browser deve receber a novidade eventualmente, o que facilitaria os chamados sem plugins ou programas a atingirem um público mais amplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.