Samsung cria padrão de tecnologia WiFi de 60 Ghz que é super-rápida

1 min de leitura
Imagem de: Samsung cria padrão de tecnologia WiFi de 60 Ghz que é super-rápida

A Samsung acaba de anunciar um novo padrão de velocidade para a nossa querida rede WiFi. É ela uma das tecnologias de comunicação entre dispositivos que nos permite usar o computador, tablets e smartphones sem precisar estar conectado através de um cabo (para mais detalhes, confira esse nosso artigo completo sobre o tema).

A sul-coreana anunciou, em seu blog oficial, que desenvolveu uma tecnologia WiFi que utiliza a frequência de 60 GHz e é capaz de atingir até 4,6 Gbps (575 MB por segundo) de velocidade de transferência. Esse valor é cinco vezes maior que a geração atual da mesma tecnologia, que é capaz de transmitir dados a 866 Mbps (108 MB por segundo).

Com essa velocidade, seria possível, por exemplo, transferir um arquivo de 1 GB entre dois dispositivos em apenas três segundos. “A Samsung conseguiu superar as barreira para comercialização de banda de ondas milimétricas de 60 GHz da tecnologia WiFi, e ansiamos por colocar no mercado essa técnica inovadora”, disse Kim Chang Yong, presidente da divisão de eletrônicos da companhia.

“Mudanças inovadoras são esperadas para os nossos dispositivos de última geração, enquanto novas possibilidades foram abertas para o desenvolvimento futuro da tecnologia WiFi”, completa Yong.

Ao contrário das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz (entenda a diferença entre elas), o padrão de 60 GHz, que está sendo chamado de 802.11ad, consegue manter a velocidade máxima de transmissão eliminando a interferência entre os diversos canais da rede. E isso independe da quantidade de dispositivos que estão conectados a ela ao mesmo tempo.

Fazendo isso, essa tecnologia elimina a distância entre a velocidade teórica e real, e exibe um valor que é até 10 vezes maior que o observado nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz. Os planos da Samsung envolvem aplicar essa técnica em uma grande variedade de produtos, desde dispositivos médicos e audiovisuais, até equipamento de telecomunicação e objetos utilizados no conceito de Internet das Coisas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.