Lumia 1020 está sendo transformado em um telescópio de verdade

1 min de leitura
Imagem de: Lumia 1020 está sendo transformado em um telescópio de verdade
Imagem: Nokia

A câmera do Lumia 1020 é sem dúvida o seu maior chamariz. Ela tem aquela tecnologia PureView da Nokia e ainda conta com um sensor de 41 MP. Até agora, entretanto, ninguém tinha utilizado todo o poder de verdade desse aparelho. Para mudar isso, um grupo de entusiastas criou a OSA (Open Space Angency) e, a partir dela, está sendo desenvolvido um projeto que transforma o smartphone em um telescópio de verdade.

A ideia, com esquemas de montagem e métodos de fabricação das peças, estará disponível para download em breve e, por enquanto, apenas alguns testadores foram convidados a imprimir com uma impressora 3D o suporte que transforma o aparelho da Microsoft em um telescópio. Com a câmera do aparelho sincronizada a algumas lentes milimetricamente dispostas, você pode ver estrelas e planetas na tela do seu smartphone do dia a dia.

Além das partes impressas em uma impressora 3D, é preciso adquirir algumas peças cortadas a laser, o que deve ser o passo mais complexo na montagem do telescópio. Ainda não há informações sobre como isso será distribuído para quem quiser participar, mas acreditamos que a OSA deve facilitar um pouco as coisas para que não se torne tão caro.

O projeto está sendo chamado de ULTRASCOPE e, completamente montado, o aparelho em que o Lumia 1020 é incorporado tem 1 m de altura e 62 cm de largura em sua base. Isso quer dizer que o equipamento é bem compacto e pode ser levado para vários lugares com certa facilidade.

Além desse telescópio caseiro, o Lumia 1020 já foi inserido também em um microscópio em outra oportunidade para fazer fotografias de elementos bem pequenos que nem mesmo o sensor de imagem do próprio microscópio conseguia capturar.

Se você quiser participar do programa de testes do ULTRASCOPE, é necessário se inscrever aqui e, com isso, você poderá conferir todos os detalhes da construção das peças e da montagem.

Sem contar o smartphone, a produção total desse telescópio deve custar menos que comprar um aparelho profissional equivalente, mas isso não quer dizer que o projeto será barato ou fácil de concluir. Dê uma olhada em todos os dados antes de se inscrever.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.