Parabéns pelos 6 anos, Firefox

2 min de leitura
Imagem de: Parabéns pelos 6 anos, Firefox

Em 2004 o navegador mais utilizado era o Internet Explorer 6, que dominava praticamente 99,9% dos computadores com Windows. Muitos usuários, já naquela época, reclamavam bastante da lentidão oferecida pelo navegador e também pela falta de segurança que era correspondente a ele.

No dia 9 de novembro daquele ano, foi lançada a primeira versão de um navegador que prometia acabar com estes problemas. Assim, o Firefox foi criado por centenas de desenvolvedores independentes, unidos pela Fundação Mozilla (uma organização sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de softwares com código livre).

Imagens criadas por usuários

Fonte: Shari Chankhamma

2004: O início

O Mozilla Firefox 1.0 foi lançado tendo o público do Windows XP como seus principais alvos, pois estes eram os que mais sofriam com a falta de boas opções para o navegador Internet Explorer. Neste momento, o Firefox ainda contava com uma interface mais crua e o sistema de abas ainda não existia.

2006: A segunda versão

A versão 2.0 do Firefox trouxe o elemento que mais agrada aos usuários: sistema de abas. Com ele foi possível que os usuários passassem a carregar várias páginas em apenas uma janela, sem a necessidade de sobrecarregar o computador com processos relacionados a várias janelas abertas.

A segunda versão do navegador

Fonte: Wikipédia

Também foi incluído o mecanismo de recuperação de sessões para casos de “crash” do navegador. Esta versão também oferecia suporte aos sistemas operacionais Mac OS X e a algumas distribuições Linux.

2008: surgem os temas

Depois de 2 anos sem atualizações drásticas, finalmente foi lançada uma nova versão do navegador. O Firefox 3.0 trouxe um motor de carregamento de layouts, o que permitiu que, pela primeira vez, o browser ultrapassasse as marcas do teste Acid2. Assim como o antecessor, podia ser utilizado por computadores com Linux, Windows e Mac.

Personas garantem ainda mais personalização

Mas o principal recurso do Firefox 3.0 foi mesmo o suporte a temas. Pela primeira vez tornava-se possível modificar as cores do navegador sem a necessidade de modificar o código-fonte. Tudo o que os usuários precisavam fazer era instalar o pequeno pacote de modificações no navegador.

2009/2010: poucas modificações visuais

Nenhuma modificação extrema, mas a versão 3.5 trouxe a possibilidade de os usuários utilizarem a navegação privativa. Também houve várias correções de segurança e algumas facilitações para a criação de extensões. Firefox 3.6 é a versão estável utilizada hoje, possuindo suporte para 75 idiomas e vários sistemas operacionais.

2011: o futuro é logo ali

Era para sair este ano, mas a Mozilla já divulgou que o lançamento oficial só virá no ano que vem. A versão 4 do Firefox é a primeira a trazer modificações visuais realmente extremas. Com um novo layout e vários novos recursos, a utilização das abas vai ficar ainda mais simples e completa.

O novo recurso Panorama

Também há a possibilidade de acionar a aceleração por hardware e o suporte para HTML5, garantindo muito mais velocidade para a navegação. Você já pode experimentar o Firefox 4 utilizando a versão Beta que o Baixaki disponibiliza (mas lembre-se de não excluir a versão estável do seu computador).

Feliz aniversário, Firefox!

Dia 9 de novembro de 2010. O Firefox ainda não é o navegador mais utilizado do mundo, mas a parcela de mercado atingida já ultrapassa os 28% (um número alto, se pensarmos que os computadores com Windows já vêm com o Internet Explorer e que poucos usuários buscam outras opções).

Com seis anos de idade e muita qualidade oferecida, o navegador merece os parabéns de toda a equipe do Baixaki e também de nossos queridos usuários. Mais uma vez: parabéns, Firefox!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.