Samsung Continuum: o celular com duas telas e sistema operacional Android

2 min de leitura
Imagem de: Samsung Continuum: o celular com duas telas e sistema operacional Android

Duas telas em um só celular

Fonte da Imagem: Divulgação/Samsung

Após muitos rumores, a Samsung lançou na noite de ontem o novo celular da marca. Chamado de Continuum, o smartphone será lançado nos Estados Unidos (em parceria com a Verizon, uma operadora de telefonia) no próximo dia 11.

O novo aparelho traz como sistema operacional o Android em sua versão 2.1 (Eclair), porém com a possibilidade (e promessa) de atualização para o sistema 2.2 (Froyo). Não há, no entanto, uma data prevista para que ela aconteça.

Tela ou telas?

Mas o fato é que não é o sistema operacional o grande chamariz deste novo Smartphone, mas sim as duas telas que funcionam de forma independente. Enquanto a tela principal de 3,4” roda o sistema operacional normalmente, você pode acessar uma pequena tela de 1,8”, localizada na parte inferior do aparelho, simultaneamente.

Na realidade, o equipamento é equipado de uma grande tela AMOLED de 4”, porém dividida em regiões. Enquanto você controla widgets e todo o sistema na parte maior, a menor funciona independentemente, enviando a você atualizações, mensagens, temperatura, notificações de redes sociais e muito mais.

O departamento de vendas e marketing da Samsung, entretanto, achou viável e simples a venda do produto como duas telas, em vez de uma tela com funções distintas. Isso faz com que o público entenda melhor o diferencial e a funcionalidade do Continuum, sem que seja necessário explicar exatamente como a coisa toda funciona.

Câmera de 5 megapixels

Fonte da Imagem: Divulgação/Samsung

Sensor

Para deixar o smartphone ainda mais funcional,a Samsung adicionou um sensor lateral. Ao pegar o aparelho, ele automaticamente tira a tela menor do modo ocioso, permitindo controlar todas as funções do celular sem a necessidade de destravar a tela principal.

O sensor é capacitivo, ou seja, apenas um toque leve nos dois lados do celular é capaz de ligar o aparelho. Isso pode ocasionar alguns transtornos, entretanto, aparentemente, nada que  não possa ser desligado através do sistema, caso não seja interessante para o usuário.

De acordo com informações da Samsung, mesmo que o sensor esteja ligado e a tela seja acionada, o consumo de bateria não fica prejudicado, uma vez que a tela não é grande.

Visualização lateral do Continuum

Fonte da Imagem: Divulgação/Samsung

Outras configurações

O Samsung Continuum possui câmera de 5 megapixels, capaz de filmar em até 720p, com suporte a diversos formatos, entre eles os já reconhecidos DivX e XviD. O processador Hummingbird de 1Ghz é capaz de, tranquilamente, acessar com rapidez todas as funções do celular e do sistema Android, para você usar e abusar dos widgets, dos aplicativos e do acelerômetro.

Para completar, o Continuum traz ainda acesso à rede Wi-Fi e cartão SD de 8 GB instalado. Devido à parceria com a Verizon, os celulares estão equipados com os mecanismos Bing de mapas e busca, porém não se sabe se esta configuração também será válida quando o aparelho for exportado para outros locais.

O Continuum será vendido nos Estados Unidos por cerca de 200 dólares, ou seja, a bagatela de 340 reais (em um contrato de dois anos).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.