Usar laptop no colo reduz capacidade reprodutiva

1 min de leitura
Imagem de: Usar laptop no colo reduz capacidade reprodutiva

Notebook no colo pode causar redução de fertilidade em homens.

Notebook no colo pode causar redução de fertilidade em homens.

Se levarmos em conta a praticidade de um notebook, fica fácil de imaginar que o colo é um bom lugar para apoiá-lo. Contudo, um estudo levado a cabo nos Estados Unidos comprovou que esta prática – laptops sobre o colo – causa a diminuição da qualidade dos espermatozoides e a consequente redução de capacidade reprodutiva do homem.

Quem afirma isso é o doutor Yelim Sheynkin, urologista vinculado à Universidade do Estado de Nova York e coordenador do estudo. Para chegar a este resultado, foram utilizado termômetros que mediram a temperatura do escroto de 29 jovens que usavam notebooks sobre o colo.

Mesmo com o suporte para o aparelho, a temperatura dos testículos aumenta. À agência Reuters, Sheynkin afirmou que “milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa à reprodução” e que “depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem”.

Naturalmente, a posição dos testículos – fora do corpo – mantém-nos a uma temperatura razoável, alguns graus abaixo do restante do organismo, fator indispensável para a produção de esperma. Contudo, ainda de acordo com o coordenador do estudo, um leve aumento de temperatura pode causar danos, diminuindo a qualidade dos espermatozoides produzidos.

Obviamente, outros fatores como estilo de vida e alimentação influenciam diretamente na questão da fertilidade, mas além do calor, o uso constante de laptops sobre o colo exige que se mantenham as pernas imóveis e fechadas. Isso tudo, depois de uma hora de uso, aumenta a temperatura dos testículos em 2,5 graus.

A única solução para este problema é não utilizar o notebook sobre o colo. Nem mesmo suportes para o equipamento ajudam completamente, pois apenas diminuem a transferência de calor, dando ao usuário uma falsa sensação de segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.