Brasil ganha o primeiro banco de vídeos em qualidade 4K do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Brasil ganha o primeiro banco de vídeos em qualidade 4K do mundo

O Brasil terá, a partir de setembro, o primeiro banco de vídeos imersivos (que permitem interação) em tecnologia 4K do mundo, uma resolução muito mais avançada que o Full HD. A aposta é da CT Image, empresa criada para oferecer conteúdo audiovisual voltado a agências de publicidade, produtoras de vídeo e cinema, escritórios de arquitetura e empresas que necessitem de soluções digitais.

A iniciativa é comandada pelo produtor de cinema e televisão Beto Tibiriçá, que tem no currículo experiências em longas e curtas metragens — documentários e obras de ficção (Palavra e Utopia, Filmefobia, Atos dos Homens, Entre os Dedos, A Outra Margem e Viúva Rica Solteira Não Fica, dentre outros), além de programas de TV.

Focada na captação de imagens em cidades ao redor do mundo, a CT Image já tem em seu banco 30 opções, na América do Norte, América do Sul e Europa. Amsterdam, Nova York, Chicago, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Lisboa, Barcelona, Paris, Praga, Londres já possuem vídeos disponíveis no formato Digital Backlot, uma das tecnologias mais difundidas em Hollywood e que permite a inserção de praticamente qualquer elemento em um determinado cenário.

“Uma enorme economia de custo e tempo a quem adquire”

“Composto pela junção de três imagens captadas em resolução 4K em ângulos variados, o Digital Backlot cria uma imagem panorâmica de 160º, permitindo simular uma cena em uma grande cidade, como Nova York, sem a necessidade do cliente sair de sua cidade de origem. É possível gerar backgrounds variados em planos gerais, médios e fechados”, afirma Tibiriçá.

“A imagem permite ampliações de até 40%. Pode-se realizar uma sequência completa de um filme ou um comercial como se estivesse no local captado. O produto gera uma enorme economia de custo e tempo a quem adquire”, completa.

Além do Digital Backlot, a CT Image trabalhará com Virtual Sets/frontlots (produto que compõe em primeiro plano um cenário com texturas reais, como plantas, madeira, pedra etc) e Panoramic Photos (desenvolvido para aplicações gráficas ou para projetos cenográficos que não necessitem de imagens em movimento).

Serão disponibilizados dois pacotes para compra de Digital Backlot: por um tempo determinado (700 dólares por licença de uso de três meses) ou indeterminado (900 dólares).

“A tecnologia 4K já é algo atual, não mais uma promessa”

A empresa brasileira inicia também em setembro parceria com a maior empresa do mundo no segmento de comercialização de vídeos, fotos e efeitos sonoros: Pond5. Como a criação de um banco de vídeos imersivos em qualidade 4K é ainda inédita, a companhia americana decidiu disponibilizar em seu site os produtos da CT Image.

Outra parceria é com a LightCraft, gigante do mercado especialista em software de pré-visualização, trabalhando em regime de colaboração na divulgação dos produtos da CT Image.

“A iniciativa responde a uma necessidade do mercado, que busca uma nova solução para criação de ambientes virtuais. A tecnologia 4K já é algo atual, não mais uma promessa. E não há em qualquer país um banco que possibilite um catálogo contendo algumas das principais capitais do mundo. É um acervo que terá constante expansão, claro. Mas já iniciamos com três dezenas de cidades”, relata Tibiriçá.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.