Seleção: ferramentas para criar suas próprias histórias em quadrinhos

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: ferramentas para criar suas próprias histórias em quadrinhos

Não importa se você é fã Marvel, DC Comics ou do Tio Patinhas, o que interessa é que você certamente já pensou em criar uma história em quadrinhos. Porém, se você não sabe desenhar nem mesmo bonecos de palito e seu nome não é Stan Lee, então é preciso mais esforço do que se imagina.

Mas os tempos são outros. Atualmente, existem vários programas feitos especificamente para você criar histórias em quadrinhos, sem que seja preciso sujar as mãos de grafite ou passar horas na frente da prancheta.

Selecionamos aqui algumas opções legais para você fazer suas histórias, Todas as opções são online e gratuitas (em alguns casos, você pode adquirir pacotes com mais personagens, opcional).

Create Your Own Comic

O Create Your Own Comic é feito para quem adora os personagens do universo Marvel, como Wolverine, Homem de Ferro ou o Quarteto Fantástico. Os desenhos seguem uma linha mais caricata dos personagens, quase como que se fossem versões infantis. Inspirados na linha de bonecos Marvel Super Hero Squad, você pode criar histórias e depois transformar tudo em PDF, para compartilhar.

Crie sua história de super-heróis da Marvel

Comic Master

Assim como o Create Your Own Comic, este site também segue a linha clássica dos personagens das tirinhas de heróis. Basta selecionar os personagens, cenários e começar a contar o que estiver na cabeça. Ele é um pouco mais limitado do que o anterior, porém ainda traz boas opções de diversão.

Porque super-heróis nunca são demais

Comic Creator

Assim como outros programas, o Comic Creator permite que você use a imaginação para criar as mais diversas tirinhas. Porém, ele conta com a vantagem de não necessitar de nenhum cadastro para começar os trabalhos. Basta acessar o site e já iniciar o processo.

Sem cadastro para você

ToonDoo

Mais elaborados do que algumas das opções apresentadas, o ToonDoo traz diversas opções de criação, através de uma interface colorida e simples de usar. Você pode mudar não apenas os personagens, mas também cenários, como se estivesse criando um painel de colagens. Depois, é só salvar na conta do ToonDoo ou compartilhar, divulgando em diversos sites.

Mais elaborado que outros

Máquina de Quadrinhos

Esta ferramenta é feita para quem gosta dos personagens da Turma da Mônica, especificamente. Com ela, você pode desenvolver qualquer história com os aspectos das já conhecidas tirinhas de Maurício de Souza, apenas cadastrando-se no site.

Escolha as opções para criar histórias da turminha

Bitstrips

O diferencial do Bitstrips é a possibilidade de criar não apenas histórias com personagens diferenciados, mas também fazer com que ele se pareça com você ou com seus amigos. Isso porque a ferramenta permite que você caracterize cor de pele, formato de olhos, cor dos cabelos e muito mais.

Crie caricaturas de amigos

Pikikids

Voltado para o público mais jovem, o Pikikids permite que você utilize, em vez de desenhos criados pelo próprio site, as fotos disponíveis em seu computador. Uma ótima opção para zoar com os amigos, criar histórias divertidas das férias, usar imagens de animais de estimação e muito mais.

Use as imagens do computador

Pikistrips

Se você quer usar suas imagens, porém de uma forma diferente, o Pikistrips também é uma ótima opção. Ele transforma as imagens em desenhos, estilizando-as no estilo animado para você inserir os diálogos. As melhores ficam na capa do site, para todo mundo conferir.

Estilize suas imagens

Creaza

Se você procura uma opção mais, digamos, completa, o Creaza vai agradar. Ele traz várias opções de cenários, balões de fala, personagens e muito mais. O diferencial, no entanto, fica por conta de que cada história segue um estilo de desenho diferente.  Você pode montar  HQs no estilo de mangá, de quadrinhos clássicos ou até mesmo no estilo de colagem.

Vários estilos para criar

Stripcreator

Para criações rápidas, o Stripcreator é uma opção que certamente vai divertir você. Os personagens e planos de fundo são divididos em diferentes categorias, o que deixa o acesso mais rápido. Para relembrar as tirinhas clássicas, você pode inserir a caixa superior amarela na tela, situando o leitor sobre o local ou qualquer outro comentário pertinente que não seja mostrado nos balões.

Cores fortes para destacar sua história

ComicBrush

Para completar a seleção, você pode ainda usar o ComicBrush. Ele segue os mesmos moldes dos antecessores, porém traz desenhos de alta qualidade, estilizados como cartoons. Você recebe moedas para comprar coisas que vai usar em sua história, o que deixa as opções ainda maiores. Você pode compartilhar o conteúdo pelo Facebook ou por email.

Personagens de alta qualidade de outras opções legais

Para quem gosta de desenhar

Se todas as opções não são exatamente aquilo que você procura, é possível também encontrar programas que deixam você desenhar à mão livre, como o Mai N’ada ou o Pencil. Se você é um pouco mais experiente, essas são boas opções para criar seus próprios personagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.