Pesquisadores trabalham em traje espacial flexível para astronautas

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores trabalham em traje espacial flexível para astronautas

A exploração espacial está cada vez mais presente no desejo e nos planos da humanidade para o futuro. No entanto, os trajes especiais disponíveis atualmente, embora sejam peças de altíssima tecnologia, têm muitas limitações, especialmente na questão da mobilidade dos astronautas.

Pensando nisso, o MIT e a NASA estão trabalhando em um novo tipo de traje espacial cuja mecânica foge completamente do modelo tradicional. Em vez de utiliza ar para “rechear” as vestimentas e garantir pressão para o astronauta, as novas roupas serão feitas de uma malha metálica entrelaçada que gruda na pele e reage à força externa do ambiente, proporcionando a correta pressurização do corpo.

A grande vantagem desse tipo de proteção é que os exploradores poderão se movimentar com total liberdade, garantindo que a manipulação de ferramentas em outros planetas (ou até mesmo no vácuo do espaço) seja muito mais simples e intuitiva.

Por enquanto, o maior problema do projeto é a quantidade de energia que seria necessária para manter o traje aquecido no vácuo, o que exigiria baterias volumosas e pouco viáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.