Confira as principais novidades em relação ao app da câmera no iOS 8

3 min de leitura
Imagem de: Confira as principais novidades em relação ao app da câmera no iOS 8

O iOS 8 já está aí e chegou cheio de novidades que você precisa conhecer. Se você tem um dispositivo da Apple e está meio por fora do que está acontecendo, a gente te dá uma ajudinha tirando as principais dúvidas em relação a essa atualização e algumas dicas do que não fazer. Como havíamos divulgado em nosso comparativo entre o iOS 7 e o iOS 8, os aplicativos para os amantes de fotografia e captura de vídeos sofreram algumas melhorias.

Pensando nas dúvidas que estas mudanças podem causar para todo mundo, preparamos este artigo especial sobre as principais novidades quando o assunto é a câmera da nova versão do sistema operacional. É óbvio que o iPhone 6 e 6 Plus também trarão recursos inéditos, mas a seleção a seguir trata das novas funcionalidades do sistema como um todo, mesmo que rodando em um velho iPhone 5.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Controle de foco e exposição separados

A câmera do iOS sempre teve o recurso de tocar para focalizar uma determinada parte da imagem com um controle preciso de exposição à luz. Porém, na atualização do SO móvel, estes controles estão separados e podem ser ajustados independentemente. Os ajustes ficam visíveis caso a tela seja tocada em praticamente qualquer ponto.

Time-lapse

Para os afortunados que tinham um iPhone 5s, esse recurso havia ficado disponível para dar um toque especial às produções. Contudo, aqueles que possuíam versões mais antigas tinham que recorrer a apps de terceiros, como o eficiente Hyperlapse. O iOS 8, para a felicidade de todos, tratou de adicionar a captura de lapsos do tempo nativamente no aplicativo da câmera.

Temporizador

A atualização do sistema operacional da Apple adicionou um novo timer (ou temporizador) para a captura de fotos. Agora, a opção fica disponível diretamente na tela de captura e é preciso simplesmente tocar no ícone para alternar entre os modos de três e dez segundos. Além disso, uma contagem regressiva também aparece na tela, recurso bastante útil para quem quer tirar selfies.

“Mais Recentes” e “Apagado Há Pouco”

O aplicativo Fotos, que organiza as imagens e vídeos capturados pela câmera, também recebeu algumas melhorias interessantes. Agora, em vez de trazer a opção “Câmera Roll” (que para o português foi traduzido como Rolo da Câmera), há uma pasta chamada “Mais recentes” que reúne as últimas capturas realizadas com o dispositivo.

Além disso, uma nova pasta chamada “Apagado Há Pouco” lista os itens recentemente deletados e que serão definitivamente destruídos dentro de 30 dias. Ao clicar em uma dessas fotos ou vídeos, é possível recuperar ou excluir para sempre o item.

Edições não destrutivas

No iOS 7, quando uma foto era editada, uma cópia da original era mantida automaticamente pelo sistema. Apesar de ser uma funcionalidade bastante útil, os álbuns sempre ficavam com os dois registros da mesma imagem, ocupando um precioso espaço no aparelho.

Como a chegada do iOS 8 isso já não acontece mais: ao editar uma foto, não é criada uma cópia da original. Para reverter as alterações feitas na imagem, é preciso ir até a tela de edição e selecionar a opção “Reverter”.

Modos de edição

Um novo menu para a edição das fotos também está disponível com a atualização do iOS 8. Ele é dividido em três opções: Luz, Cor e P&B, e cada uma delas tem as suas opções internas que podem ser alteradas de modo bastante intuitivo.

Além disso, cortes, endireitamentos e as rotações nas fotos também ganharam uma repaginada, sendo muito mais fáceis de utilizar. Destaque para a possibilidade de rotacionar as imagens em ângulos bem precisos.

Ocultando fotos

No iOS 7, se uma fotografia não agrada, é preciso apagá-la. Com o iOS 8 pode-se ocultar uma imagem ou vídeo simplesmente com dois toques na tela: tocando na foto por alguns segundo, um pequeno menu com a opção “Ocultar” é exibido.

As fotos escondidas não aparecerão nas abas “Momentos”, “Coleções” e “Anos”. Porém, elas continuarão aparecendo em “Álbuns”, dentro do álbum “Itens Ocultos”.

iCloud: centralizando tudo

Com a atualização do sistema, o iCloud assume uma posição central no gerenciamento das fotos e vídeos. A escolha de enviar os arquivos para o serviço da nuvem se mantém, mas agora o incentivo de 5 GB grátis pode trazer novos adeptos a plataforma.

As novidades do serviço também estão relacionadas ao compartilhamento entre todos os dispositivos da Apple que agora tem um novo aplicativo para substituir o Photo Stream. Também é possível partilhar determinadas fotos e álbuns com até 100 amigos, permitindo que eles visualizem e comentem as imagens.

--

Essas são apenas algumas das novidades que o aplicativo da câmera do iOS trouxe para o que já fizeram a atualização. Fique ligado no TecMundo para acompanhar todas as novidades que o sistema operacional tem a oferecer aos dispositivos da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.