Conta de email do criador do Bitcoin pode ter sido hackeada

2 min de leitura
Imagem de: Conta de email do criador do Bitcoin pode ter sido hackeada
Imagem: Bitcoin Examiner

Se há um grande mistério com relação ao Bitcoin, este certamente tem a ver com seu criador, Satoshi Nakamoto: até tivemos suposições quanto à sua verdadeira identidade, mas nada comprovando quem realmente é ele. Agora, informações indicam que isso pode ser revelado em breve – não porque Nakamoto resolveu mostrar sua face, mas porque sua conta de email, a satoshin@gmx.com, teria sido hackeada.

De acordo com a Forbes, tudo começou com um email de ameaça recebido pelo administrador do fórum de Bitcoins Bitcointalk.org, vindo da própria conta de Nakamoto. A mensagem não se parecia com o estilo de escrita do criador das moedas virtuais, o que já gerou estranheza.

Não demorou para que a situação se mostrasse ainda mais complicada. Primeiro, várias outras pessoas relataram terem recebido emails de Nakamoto (estes também com uma maneira estranha de escrita, em comparação às suas mensagens anteriores). Depois, a página com o trabalho dele no SourceForge teve todas as palavras “bit” alteradas para “butt” (“traseiro”, em português).

Hackeado ou não?

É claro que, com esses acontecimentos, não foram poucos os que começaram a especular a possibilidade de um ataque hacker. Mas há também a chance de ser algo ainda mais assustador, na verdade.

O fato é que o serviço de email utilizado por Satoshi Nakamoto, o antes mencionado GMX, possui, em seus termos, a regra de que seu endereço de email pode ser disponibilizado para o cadastro de outros caso sua conta permaneça inativa por seis meses. Coincidentemente, sua última mensagem teria sido enviada, supostamente, seis meses atrás.

Até aí, isso não seria nenhuma novidade, já que vários outros serviços fazem a mesma coisa. Porém, e se o tal hacker, de posse do endereço, simplesmente tentou recuperar as senhas de vários outros serviços ligados ao email? Seria algo simples de fazer e permitiria tudo o que vimos recentemente.

Dados antigos acessíveis?

Se você pensava que a situação estava complicada, parece que temos informações ainda piores. De acordo com dois tweets feitos pelo desenvolvedor de Bitcoin Peter Todd, os dados de Nakamoto estariam acessíveis para o novo dono da conta. Isso quer dizer, por sua vez, que a conta teria sido hackeada ou que a GMX não limpou os dados do dono anterior (uma possibilidade pouquíssimo provável, mas não impossível).

“Hilário! “Satoshi” acabou de me encaminhar um email privado de outro desenvolvedor para ele reclamando que ele não deixou um manifesto.”

“Interessante, recebi outro email encaminhado do “Satoshi”, de 2011 – indica que essa foi uma conta hackeada, não expirada e re-registrada.”

Enquanto não temos nada 100% confirmado, um hacker que supostamente seria o autor dos ataques está pedindo nada menos que 25 bitcoins (o equivalente a 34 mil reais) para que ele não revele dados privativos do criador da moeda virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.