Como comparar dois documentos no Word 2010

2 min de leitura
Imagem de: Como comparar dois documentos no Word 2010

O novo Microsoft Office trouxe diversas novidades à popular suíte de aplicativos para escritórios. Algumas delas, entretanto, se destacam por sua praticidade e por oferecer soluções simplificadas para o gerenciamento de documentos.

É o caso do Word 2010, que graças à adição da função “Comparar”, fez com que a análise das alterações realizadas entre dois textos ficasse muito mais rápida e fácil de ser realizada. Agora você pode pôr lado a lado dois arquivos e visualizar com exatidão quais os pontos modificados, desde a inserção e exclusão de palavras até novas formatações.

Contudo, como todo novo recurso, ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento e a forma correta de aplicar o sistema de comparação. Portanto, para sanar todas essas questões, o Baixaki preparou um rápido guia de como utilizar esta ferramenta.

Como fazer

1) Em um documento em branco do Word 2010, clique na aba “Revisão”.

2) No canto direito da tela, clique na opção “Comparar” e selecione o primeiro item, como indica a imagem abaixo.

Opção de Comparar

3) Uma pequena janela vai surgir com dois campos para que você encontre os arquivos a serem comparados. Na área da esquerda, adicione o texto original, ou seja, sem alterações. No outro espaço, insira o documento já editado.

Para configurar quais modificações serão destacadas pela ferramenta, basta selecioná-las no menu localizado na parte inferior desta tela. Caso não estejam visíveis, basta clicar no botão “Mais”.

Escolher arquivos

4) Ao confirmar o envio dos dois arquivos, o Word 2010 assume uma nova interface, dividida em quatro campos. O maior, localizado no centro, exibe a comparação entre os arquivos, destacando as inserções e exclusões feitas. À direita, em dois pequenos quadros, estão o texto original (acima) e o editado (abaixo).

Já no espaço à esquerda é possível conferir uma lista com todas as alterações feitas, assim como seu autor.

Interface especial

5) Para modificar a forma de visualização da comparação, basta clicar no menu localizado no cabeçalho do programa, assim como mostra a imagem. Cada uma das opções faz com que uma das versões seja valorizada, da mesma forma com que é possível exibir ou ocultar as alterações.

Opções de visualização

6) Ao finalizar a comparação do que foi modificado, basta salvar o arquivo para que ele gere um terceiro documento, já devidamente revisado e sem mexer em nada nos textos que foram utilizados como base.

. . . . .

Pronto! Agora você pode conferir suas modificações de maneira muito mais prática e rápida graças a esta nova ferramenta do Microsoft Office 2010. Apesar de funcionar de modo semelhante ao controle de alterações das versões anteriores do Word, nada se compara à simplicidade de colocar os dois textos lado a lado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.