Um simulador de vôos escondidinho no Google Earth!

Descubra e desvende este recurso e faça vôos panorâmicos para onde você quiser.
  • Visualizações48.735 visualizações
Por Equipe Baixaki em 5 de Setembro de 2007

O Google Earth  possui um Easter Egg (Ovo de Páscoa, em inglês). Em se tratando de softwares, o termo indica uma função, brincadeira ou recurso do programa escondido. O "ovinho" do Google Earth é nada menos que um simulador de vôo, com o qual você pode escolher entre dois modelos de avião e percorrer os mapas exibidos pelo programa.

Para acessar este recurso, acione a combinação Ctrl+Alt+A. Uma tela vai se abrir e você deve escolher entre duas aeronaves: um F16, um dos bombardeiros mais utilizados no mundo, e um SR22, um monomotor mais fácil de manejar.

Você pode começar o vôo do ponto atual do Google Earth ou escolher um dos aeroportos de todo mundo. Infelizmente, não há nenhum aeroporto brasileiro. É possível usar um joystick para controlar o avião. O Google Earth vai detectá-lo automaticamente, caso ele esteja corretamente instalado.


Selecionando a opção de voar a partir do ponto inicial, você pode, por exemplo, sobrevoar a sua casa! Escolha qualquer ponto do planeta para fazer um vôo panorâmico sobre ele. Selecionando um aeroporto, você vai decolar uma aeronave para o destino que quiser.
 
Veja a tela de início do simulador de vôos:
 

A tela inicial, onde voce escolhe sua aeronave e o ponto de partida do voo.

 
Clique em “Iniciar Vôo” para começar. Os elementos do mapa serão carregados e isso pode levar alguns minutos.
 

Agora, sua aeronave se encontra na pista de decolagem do aeroporto escolhido. Os elementos verdes representam os equipamentos para controle do aviao.

Caso você escolha voar do ponto onde você se encontra no Google Earth, automaticamente sua aeronave será posicionada no meio do mapa, o que pode gerar uma colisão.

Aprender a pilotar pode custar algumas tentativas. Uma vez que os recursos de ajuda estão indisponíveis, o jeito é na tentativa e erro mesmo. Use os seguintes controles para pilotar:
 
  • Setas direcionais + Tecla Alt ou Ctrl: rotacionar ponto de visão.
  • Teclas Page Up / Page Down: aumentar / diminuir potência.
  • Setas direcionais para esquerda e direita: acionar ailerons.
  • Setas direcionais para cima e para baixo: mover elevadores.
  • Teclas Home e End: ajustar elevadores.
  • Teclas Insert e Enter (no teclado numérico): movimentar o profundor.
  • Teclas "(" e ")": ajustar flaps.
  • Teclas 5 e C: centralizar elevadores e profundor.
  • Tecla G: acionar/recolher o trem de pouso.
  • Teclas “,” e “.”: reversores esquerdo e direito.
  • Barra de espaço: pausar simulação.
  • Tecla H: exibir/esconder HUD (head-up display), o visor com os elementos da aeronave.
  • Teclas Ctrl + Alt + A: abrir a janela de opções do simulador.
  • Tecla Esc: sair do simulador.

O princípio básico para decolar um avião com o simulador de vôo do Google Earth é gerar potência com a tecla Page Up. Uma vez que o avião estiver com velocidade suficiente, use as setas direcionais para decolar. As teclas estão invertidas, como é de se esperar em qualquer simulador de vôo. Assim, use a seta para baixo para embicar o avião.

 

Ao embicar a aeronave, tudo o que se pode ver e o ceu. Preste atencao especial ao indicador de altitude, no canto direito da tela.

 
Quando você estiver na altitude adequada, estabilize a aeronave.
 

Lentamente, alinhe a aeronave com a seta para cima. Controle-a tambem dos lados. Evite movimentos bruscos.



Na teoria parece muito fácil. Porém, apesar de ser escondido, os controles do simulador de vôo do Google Earth são complexos. Pode ser que você precise praticar muito para decolar uma aeronave. Mas não é por causa disso que você será impedido de se divertir.

Se você quer voar sem a necessidade de decolar, bata intencionalmente o avião. Você será perguntado se deseja sair do simulador ou retomar o vôo.
 

Ao colidir a aeronave, voce sera perguntado nesta tela se deseja sair do simulador ou retomar o voo.

 
Ao escolher retomar o vôo, automaticamente você estará no ar, pronto para curtir a paisagem. Utilize o mouse ou as setas direcionais para controlar a aeronave. Lembre-se de não fazer movimentos bruscos e contínuos, pense em controlar o vôo de “toquinho em toquinho”.
 

Apos bater intencionalmente, selecione "Retomar Voo" para curtir o simulador sem precisar decolar. Este e um voo panoramico sobre a cidade de Curitiba, no Parana.



A equipe do Baixaki tirou uma casquinha e aproveitou essa chance única para sobrevoar nosso escritório.
 

Sobrevoamos o predio onde fica nosso escritorio, na cidade de Curitiba. Marcamos a localizacao normalmente no Google Earth e selecionamos comecar um voo deste ponto para isso.

 
Da mesma maneira, é possível escolher qualquer ponto pelo Google Earth para fazer um vôo panorâmico sobre ele. Portanto, pratique bastante e tenha uma ótima viagem com este simulador!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!