Como mostrar a barra de menus no Internet Explorer 9

2 min de leitura
Imagem de: Como mostrar a barra de menus no Internet Explorer 9

Na versão 9 do Internet Explorer, a Microsoft seguiu pelo mesmo caminho do Google Chrome e decidiu apostar em um design clean, removendo a maioria dos elementos da interface e deixando apenas aqueles que são essenciais para navegação básica, como a barra de endereços e os botões “Voltar” e ”Avançar”.

Alguns usuários, porém, podem sentir falta da antiga barra de menus, que sempre esteve presente até a versão 8 do navegador. Os itens são exibidos apenas quando o usuário pressiona a tecla Alt, no teclado. Para quem utiliza as ferramentas constantemente, porém, isso não é nada prático, já que elas desaparecem após serem utilizadas uma vez.

Barra de ferramentas revelada

Não há opção nas configurações do Internet Explorer 9 para exibir a barra o tempo todo. Uma pequena alteração no registro do aplicativo, porém, é capaz de fazer isso. Fique atento às instruções, pois alterações deste tipo podem acarretar em conflitos com o sistema.

Para começar, abra o editor de registro do Windows. Para fazer isso, no Windows XP, basta abrir o Menu Iniciar e clicar em “Executar”. Digite regedit e aperte Enter. Nas versões Vista e 7, clique no ícone do Windows e digite regedit no campo “Iniciar Pesquisa”.

Na janela que aparece, expanda os menus na seguinte ordem, clicando na seta ao lado de cada um deles: HKEY_CURRENT_USER – Software – Policies – Microsoft - Internet Explorer. Caso a pasta do navegador não exista, será necessário criá-la. Para fazer isso, clique com o botão direito em “Microsoft” e selecione “Novo”, clicando em “Chave” logo depois. Renomeie-a Internet Explorer.

Crie uma nova chave

Repita a operação na janela do lado direito, criando uma nova chave, dando a ela o nome “Main”. Clique com o botão direito sobre a pasta criada, selecione “Novo” e escolha a opção “Valor DWORD (32 Bits)”. Renomeie o arquivo criado como “AlwaysShowMenus”. Clique duas vezes sobre ele e digite “1” no campo “Dados do valor”. Para concluir a operação, reinicie o computador.

Modifique os Dados do Valor

Ao abrir o Internet Explorer, a barra de menus deve aparecer abaixo do campo para endereços. Em alguns casos, pode ser necessário pressionar a tela Alt para exibi-la. Após serem reveladas pela primeira vez, porém, as ferramentas sempre estarão no local, mesmo após o fechamento do aplicativo ou desligamento do computador.

Caso deseje, o usuário também pode deixar a barra no topo da janela do navegador, exatamente como nas versões antigas do Internet Explorer. Isso também exige novas alterações no registro do aplicativo.

Barra de ferramentas no lugar certo

Abra novamente o editor de registro e siga o seguinte caminho: KEY_CURRENT_USER – Software – Microsoft – Internet Explorer – Toolbar – WebBrowser. Nesta pasta, crie um novo valor DWORD (32 bits) e dê a ele o nome ITBar7Position. Clique duas vezes sobre o arquivo e insira o número “1” no campo “Dados do valor”. Mais uma vez, reinicie o computador para aplicar as alterações.

Para retornar o navegador à aparência original, basta acessar novamente o registro do Windows e reinserir os valores originais, “0”,  aos arquivos alterados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.