Review: smartphone Nokia Lumia 635 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Nokia Lumia 635 [vídeo]

Prós
  • Compatibilidade com a tecnologia 4G
  • Preço mais acessível que a versão com dois SIM cards
  • Mesmo com configurações intermediárias, aparelho não apresenta problemas para rodar apps mais pesados
Contras
  • Não conta com fones de ouvido

A Nokia como empresa independente já não existe mais, e agora os novos lançamentos são gerenciados pela Microsoft Mobile. Entretanto, tanto o nome da marca quanto os aparelhos que haviam sido projetados antes da compra pela Microsoft ainda estão chegando ao mercado. É o caso deste Lumia 635, a versão 4G do Lumia 630, já analisado pelo TecMundo.

O Lumia 635 apresenta as mesmas configurações do Lumia 630: processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 512 MB de RAM, 8 GB de espaço de armazenamento e câmera traseira de 5 megapixels. A boa notícia é que ele chega às lojas brasileiras com um preço de lançamento menor do que o do Lumia 630. Segundo a Nokia, o preço sugerido de venda do smartphone é de R$ 599.

Foco nas novidades

Como já mencionamos acima, as configurações dos aparelhos Lumia 630 e Lumia 635 são exatamente as mesmas. Por conta disso, recomendamos que você acesse o artigo “Análise: smartphone Lumia 630 [vídeo]” para conferir os principais detalhes no que diz respeito ao design, interface, desempenho, duração de bateria, qualidade da câmera e do áudio.

Nesse texto, vamos manter o foco no que há de diferente em relação à outra versão. No caso, o Lumia 635 é compatível com 4G e pode receber apenas um SIM card. Além disso, nesta versão não há suporte para TV digital e o aparelho não vem acompanhado por fones de ouvido.

Sem TV digital e fones de ouvido

Economia em cada detalhe parece ter sido as palavra-chave na construção do Lumia 635. O primeiro passo da fabricante foi retirar os fones de ouvido, já bastante simples, que acompanhavam o aparelho na versão 635. Aqui, você terá que usar os seus caso pretenda sintonizar Rádio FM, por exemplo, recurso que só pode ser acessado com eles conectados.

Outro detalhe que pode desapontar alguns é o fato de que este aparelho não tem suporte para transmissão de TV digital. Dessa forma, a Nokia deixa bem claro: se você não abre mão de ter TV em seu celular, compre o modelo 630. Se você acha esse recurso dispensável, considere o Lumia 635.

Já compatível com 4G

Para a realização dos testes com o aparelho, recebemos também por empréstimo da Claro um SIM card de dados compatível com 4G. Em nossa análise, na cidade de Curitiba (bairro Batel), obtivemos as velocidades de 24,37 Mbps para download e 1,41 Mbps para upload. Os valores ficaram abaixo dos obtidos em um teste que realizamos em junho do ano passado, com SIM card da mesma operadora.

Contudo, diversos fatores podem ter influencia diretamente nesse quesito, e mesmo naquela ocasião constatamos uma grande oscilação no sinal. De qualquer forma, os números estão dentro do esperado, de forma que mesmo o hardware mais simples do aparelho não é um empecilho e, certamente, não vai deixar os usuários na mão.

Vale a pena?

Sem sombra de dúvidas, como versão intermediária de smartphone, o Lumia 635 se mostra um aparelho mais interessante do que o Lumia 630. A menos que você esteja interessado em itens específicos do modelo Lumia 630 – TV digital e suporte para dois SIM cards –, não tenha dúvidas de que vale a pena pagar menos pela versão 635.

Aliás, é de se estranhar que o modelo 630 não tenha suporte para 4G, algo que não encareceria tanto assim o produto e praticamente reduziria o Lumia 635 à versão sem TV e single chip da Nokia nesta categoria. Por conta disso, o Lumia 635 se mostra uma opção ainda mais interessante da Nokia e, se você procura um aparelho já com Windows Phone 8.1 nessa faixa de preço, vale a pena ficar de olho nele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.