NVIDIA anuncia segunda geração de placas de vídeo QUADRO

2 min de leitura
Imagem de: NVIDIA anuncia segunda geração de placas de vídeo QUADRO
Imagem: TecMundo

O mercado profissional de placas de vídeo vai ganhar cinco modelos ainda mais poderosos. A série QUADRO da NVIDIA chega à sua nova geração com as placas K420, K620, K2200, K4200 e K5200 — além de manter o top de linha K6000 —, mostradas em evento em São Paulo ocorrido ontem (11) e ao qual o TecMundo compareceu.

Para quem ainda não conhece, a QUADRO K6000 é a placa mais potente do mercado, com 2.880 CUDA cores para 5,2 TFLOPs de cálculos e 12 GB de memória GDDR5 permitindo largura de banda de até 288 GB/s. Ela, assim como todas as outras placas da série QUADRO, tem suporte a quatro monitores simultaneamente.

A grande diferença das versões anteriores é o aumento da memória delas, recurso que foi dobrado para atender melhor aos profissionais de design, game developers, animação e vídeo. Todas elas continuam sendo baseadas na arquitetura Kepler.

Confira abaixo as especificações técnicas de cada placa de vídeo:

Sim, rodam Crysis!

Apesar de não ser um modelo voltado para o consumidor (gamer) final, se você tiver o dinheiro, pode utilizá-la para jogar. Você pode ter certeza que a QUADRO K6000 vai rodar todos os seus games no talo por alguns anos — e, se tiver um monitor 4K, pode aproveitar para ter gráficos que nenhum dono de Xbox One ou de PlayStation 4 terá.

Os novos hardwares ainda têm confiabilidade comprovada, contando com mais de 100 certificações ISV. Eles trabalham junto com os principais softwares de edição de imagens e vídeo, para o profissional extrair o máximo que as placas têm a oferecer.

Um ponto de destaque é o uso da GPU em vez da CPU, o que otimiza o trabalho e permite a renderização em tempo real para você — ou seu cliente — visualizar o resultado final e já fazer qualquer tipo de alteração. Essa função ainda acelera o processo de criação em editores de imagem, evitando qualquer tipo de travamento quando estiver trabalhando com arquivos pesados.

“Não temos medo dos concorrentes!”

Ainda durante o evento, Marcio Aguiar, gerente de desenvolvimento de negócios da QUADRO, disse que a NVIDIA não tem medo da concorrência. “O hardware é usado por mais de 80% do mercado profissional de entretenimento. Não temos medo dos concorrentes!”, afirmou.

Quando perguntado sobre um possível upgrade na placa QUADRO K6000, Aguiar disse que “o mercado ainda não precisa de uma placa dessas”. Assim, podemos ver que a NVIDIA já está consolidada no meio profissional e com olhos no futuro.

As placas QUADRO K420, K620, K2200, K4200, K5200 e K6000 chegam ao mercado no final de setembro deste ano e serão lançadas com o mesmo preço da geração anterior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.