Nova fraqueza pode comprometer sistemas de comunicação de aeronaves

1 min de leitura
Imagem de: Nova fraqueza pode comprometer sistemas de comunicação de aeronaves

Se você for viajar em um avião com sistema WiFi ou com algum aparelho de entretenimento que se conecte com seu telefone ou tablet, tenha cuidado, pois tudo indica que este voo pode correr um grande risco. Um especialista em segurança digital, Ruben Santamarta, disse que estes sistemas podem ser usados para acessar as comunicações via satélite da aeronave.

A descoberta será partilhada de maneira mais precisa na conferência sobre segurança digital em Las Vegas, na semana que vem. Santamarta será um dos conferencistas mais esperados do evento devido à importância do tema. Ainda não se sabem quais partes da aeronave seriam afetadas pelo sistema de comunicação, mas não podemos descartar que uma pessoa inteligente poderia até desviar o avião de rota.

O especialista não esclareceu ainda como explorar a falha nesse sistema e também não sabe dizer se outros hackers já a descobriram. No entanto, a comunidade internacional se mostra preocupada, já que este problema poderia ser usado para acessar os sistemas de navios, veículos militares, plataformas petrolíferas, gasodutos e várias outras coisas.

A opinião de Ruben Santamarta

O hack é direcionado aos firmwares do sistema de aviação e pode ser utilizado para manipular diversos tipos de sistema. Segundo Santamarta: "Em alguns casos, não é necessário nem uma interação direta para explorar a vulnerabilidade, apenas mandando um SMS ou uma mensagem particularmente elaborada de uma aeronave para outra já pode funcionar. Estes veículos estão todos abertos, e o objetivo da minha palestra é ajudar a mudar essa situação."

Na semana que vem, todos teremos um esclarecimento melhor acerca do que fazer em relação a estes problemas. Acredita-se que a partir daí as empresas tomarão medidas para se proteger melhor deste tipo de ataque.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.