Internet 5G: novo padrão deve alcançar velocidade de até 20 Gbps

1 min de leitura
Imagem de: Internet 5G: novo padrão deve alcançar velocidade de até 20 Gbps
Imagem: Opera

A International Telecommunication Union (ITU) já definiu as primeiras especificações da rede de internet móvel de quinta geração que deve começar a ser comercializada mundo afora a partir de 2020.  Foi definido que a velocidade alcançada pelo novo padrão deve ser de até 20 Gbps, o que garantirá o download de um filme em alta definição em apenas 10 segundos.

Naturalmente, essa velocidade toda não será disponibilizada para os clientes de forma massiva, uma vez que se trata de uma meta de máxima a ser atingida pela tecnologia de transmissão que ainda está para ser escolhida.

A ITU ainda determinou que a velocidade média das redes 5G deve ser de 100 Mbps para conectar cerca de 1 milhão de aparelhos que seguem o conceito “Internet das Coisas” em uma área de 1 km².  Mesmo com a comercialização mundial sendo esperada para iniciar em 2020, os sul-coreanos poderão experimentar as novas velocidades já em 2018.

Olimpíadas de inverno

A Coreia do Sul deve demonstrar a nova rede de internet móvel durante as Olimpíadas de Inverno de 2018, que acontecerão em Pyeongchang. Mesmo assim, ainda não há uma tecnologia específica para padronizar as redes 5G de forma global. A ITU deve começar a receber sugestões de pesquisadores nos próximos meses e, em seguida, escolherá uma alternativa.

Nas redes 4G atuais, a tecnologia utilizada é o LTE, que ainda está em popularização em muitos países, inclusive no Brasil. A intenção da Coreia é permanecer liderando o desenvolvimento de tecnologias de transmissão móvel. A ITU deve definir mais especificações sobre o 5G em reuniões que acontecerão em julho e novembro deste ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.