Jogos com pagamentos internos não serão mais "gratuitos" na Google Play

1 min de leitura
Imagem de: Jogos com pagamentos internos não serão mais "gratuitos" na Google Play
Imagem: OnSecretHunt

O problema das crianças que jogam em smartphones e tablets dos pais e realizam compras milionárias está rendendo dor de cabeça para a Google e para a Apple na Europa.

A Comissão Europeia, órgão responsável por regular a legislação comercial do continente, já notificou as duas empresas sobre a possibilidade de serem legalmente intimadas e condenadas por conta de aplicativos em suas lojas que levam crianças a fazerem várias compras não autorizadas nos cartões de créditos dos pais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No caso da Google, algumas mudanças serão feitas na loja de apps do Android para que aplicativos que permitem pagamentos internos — aqueles que vendem itens como moedas de jogo, bônus e outros elementos — não sejam mais identificados como gratuitos. Assim, somente aplicativos que não requerem qualquer pagamento para jogar terão essa classificação na Google Play.

Está fazendo mais que as outras?

A Apple, por sua vez, não parece tão empenhada em resolver o problema, segundo a Comissão Europeia. Isso porque nenhuma medida pontual a ser implementada foi indicada pela empresa. Mesmo assim, a Maçã enviou um comunicado à imprensa dizendo que, na verdade, está orgulhosa das suas políticas de controle parental e que estava fazendo mais que as concorrentes para evitar problemas como esses.

No comunicado, foi apontado ainda um novo recurso do iOS 8 que vai perguntar aos usuários se ele realmente deseja comprar um item antes de a App Store processar o pagamento. Contudo, a Comissão Europeia parece não estar satisfeita apenas com isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.