Confira esta divertida impressora de sorvete criado por estudantes da MIT

1 min de leitura
Imagem de: Confira esta divertida impressora de sorvete criado por estudantes da MIT

A popularização das impressoras 3D foi o pontapé inicial para que inúmeros projetos criativos começassem a surgir, incluindo até mesmo a montagem deste tipo de dispositivo em casa. A novidade da vez é uma adaptação realizada para a criação de deliciosos sorvetes que foi desenvolvida por um grupo de três estudantes do MIT.

Kyle Hounsell, Kristine Bunker e David Donghyun Kim são os responsáveis por esta invenção maluca, que consiste em transformar uma impressora 3D normal em uma máquina de sorvete, permitindo moldar a massa congelada em diferentes formatos.

Foto demonstrando os principais componentes da impressora de sorvete

Segundo Bunker, o principal objetivo com este projeto é mostrar que é possível fazer coisas extremamente divertidas com toda a tecnologia que temos por perto e chamar a atenção das crianças, para que elas se interessem mais no desenvolvimento de invenções criativas, garantindo que as próximas gerações continuem contribuindo com a evolução da ciência e da tecnologia.

Para garantir que o projeto fosse finalizado com sucesso, os estudantes passaram algumas noites mal dormidas e saborearam uma boa quantidade de sorvete utilizada durante os experimentos como principal "alimentação". A modificação foi realizada com uma impressora 3D Solidoodle e precisou de diversas alterações até que o resultado esperado fosse alcançado. Confira o vídeo que mostra um dos diversos testes realizados:

Nas primeiras tentativas, o grupo percebeu que o formato de estrela não saía conforme o esperado. A solução encontrada foi realizar o aumento da quantidade de nitrogênio líquido, garantindo que o creme não ficasse mole e a estrutura impressa perdesse a sua forma original antes mesmo de ser concluída.

Fotos mostram o resultados dos testes realizados

Infelizmente, o grupo de estudantes não pretende tornar a impressora de sorvete comercializável. Mas é certo que esta máquina pode servir de inspiração para muitos outros inventores. O jeito é ter um pouco de paciência e esperar para que alguma empresa grande se interesse por esta ideia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.