Reino Unido vai construir o primeiro espaçoporto comercial do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Reino Unido vai construir o primeiro espaçoporto comercial do mundo

O turismo espacial já tem acontecido, entre 2003 e 2009 a Rússia vendeu viagens para a Estação Espacial ou passeios sobre a órbita terrestre por valores astronômicos entre 20 e 40 milhões de dólares para cada passageiro. Agora o Reino Unido promete dar o próximo passo nessa indústria crescente, com a construção do primeiro espaçoporto comercial do mundo que deve ser anunciado oficialmente esta semana.

Este novo empreendimento vai permitir que companhias como a Virgin Galactic mandem voos tripulados para além da atmosfera terrestre, além de lançarem satélites comerciais no espaço. É provável que este tipo de estabelecimento fortaleça e incentive a indústria do turismo espacial, e que o espaçoporto do Reino Unido seja o primeiro de vários que poderão ser construídos nos próximos anos.

Onde construir um espaçoporto?

“Nós já compreendemos que tipo de rotina e regulamento precisamos para lançar uma nave espacial aqui na Inglaterra, e já sabemos também o que é necessário ser checado para colocar um dos nossos veículos no espaço”, disse o Ministro da Ciência do Reino Unido, David Willetts em uma entrevista para o The Guardian. “Para começar os trabalhos, nós temos agora uma pequena lista de locais para o primeiro espaçoporto britânico”.

O governo, que prevê que o lucro com este tipo de iniciativa atinja a casa dos 500 bilhões de dólares até 2030, está avaliando oito locais diferentes para a construção, incluindo desde a Escócia até o sul da Inglaterra. A construção deverá ficar pronta até 2018.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.