Phantom v2511: a câmera capaz de gravar em até 150 mil fps [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Phantom v2511: a câmera capaz de gravar em até 150 mil fps [vídeo]

Câmeras capazes de gravar até milhões de frames por segundo existem, de fato. Mas cenas captadas em altíssima velocidade geralmente não geram imagens em alta resolução: a Phantom v1610, por exemplo, consegue fazer registros a um milhão de frames por segundo à resolução máxima de 128 X 32 pixels.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Então como conseguir imagens maiores e também em super slow motion? A empresa especializada em desenvolver estes tipos de filmadoras acaba de apresentar o modelo Phantom v2511: ao filmar a 25.600 fps, a resolução máxima de 1280 X 800 pixels pode ser atingida (o que corresponde a 1 MP).


A velocidade de gravação pode chegar a incríveis 150 mil frames por segundo – o tamanho da imagem, porém, fica comprometido (assista ao vídeo acima). Acontece que conciliar um mecanismo veloz de captura de luz a um sensor capaz de gerar imagens em resolução altas exige o uso de bastante memória – para se ter uma ideia, um tipo de HD externo foi desenvolvido para o modelo Phantom v1610, que já conta com uma unidade de armazenamento interno de 96 GB (à velocidade de 43.400, a resolução máxima chega a 640 X 480 pixels). Abaixo, câmera HPV-X capaz de filmar a até 10 milhões de frames por segundo à resolução de 400 X 250 pixels, por exemplo.

Significa, portanto, que a nova Phantom v2511 poderá ser usada por entusiastas a cineastas – filmar cenas em alta velocidade com 1280 X 800 de resolução será possível. Além de ter melhorado a performance da filmadora quando comparada a modelos como a fantástica Phantom v2010 (22.500 fps a 1280 X 800 pixels), a Vision Reserach, companhia responsável pelo desenvolvimento da linha Phantom, implementou o sistema de ISO da v2511: o máximo de 6.400 de fotossensibilidade para imagens coloridas e 3.200 para tom monocromático podem ainda ser usados por cinegrafistas que desejam capturar imagens em ambientes com variação de luz.

Esta gama de variações (ISO, velocidade de gravação e tamanho de imagem) gera uma série de possibilidades de ajustes das configurações de filmagem. Vale dizer que aparelhos deste tipo são usados majoritariamente em laboratórios para a análise de um evento determinado. Data alguma de lançamento foi anunciada pela Vision Research. Espera-se que a robusta câmera chegue ainda neste ao mercado. Não se sabe quanto a Phantom v2511 irá custar, mas, ainda assim, se você deseja colocar as mãos nesta filmadora, certifique-se de preparar desde já sua carteira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.