Desligamento da TV analógica no Brasil vai de 2016 a 2018

1 min de leitura
Imagem de: Desligamento da TV analógica no Brasil vai de 2016 a 2018
Imagem: Thinkstock

Agora é oficial: se a televisão analógica no Brasil já estava com os dias contados, agora ela ganhou uma data de validade definida. Segundo os novos planos do governo, o desligamento principal começa em algumas cidades em 2016, terminando apenas no final de novembro de 2018. No período, serão afetadas até 400 cidades, incluindo capitais e regiões metropolitanas. Os municípios restantes perdem o acesso nos meses seguintes.

O "piloto" do projeto nacional começa em Rio Verde, em Goiás. O desligamento ocorre em 29 de novembro de 2015. Em 3 de abril do ano seguinte, chega a vez de Brasília e, em 15 de maio, a cidade é São Paulo. Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro) são as capitais seguintes.

O desligamento é estratégico: primeiro, ele acontece nos centros que já contam com a transmissão digital em fases avançadas.

O novo 4G vem aí

O desligamento chega por uma boa causa: a faixa a ser liberada pela transmissão analógica, de 700 MHz, será utilizada pela internet 4G.

Com o uso dessa frequência, o Brasil passa a adotar também uma banda parecida com a utilizada em países como os Estados Unidos, possibilitando o uso dessa internet móvel por aparelhos comprados no exterior.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.