AMD volta a acusar NVIDIA de trapaça em benchmarks com o GameWorks

1 min de leitura
Imagem de: AMD volta a acusar NVIDIA de trapaça em benchmarks com o GameWorks
Imagem: Warner Bros.

O clima estava quente no episódio 226 do No BS Podcast, um programa online especializado na discussão da computação em geral. O convidado da edição era Richard Huddy, um "guru" de gráficos da AMD que já rodou por várias empresas do ramo. Durante a entrevista, ele voltou a tocar em um ponto delicado do mercado: o rapaz acusou a NVIDIA de trapacear em benchmarks usando o GameWorks.

Segundo Huddy, o conjunto de ferramentas da rival, que fornece tecnologias que melhoram o desempenho de um jogo, é "uma ameaça aos jogos para PC". O problema é que o GameWorks propositalmente adiciona algumas linhas de código nos games para piorar o desempenho de placas da AMD, algo que é evidenciado em benchmarks.

A polêmica não é novidade, mas agora novas peças foram adicionadas ao tabuleiro. Em uma conversa paralela com o site PC Per, ele admitiu que a situação "poderia ser muito pior": o que o GameWorks faz é adicionar efeitos tão insanos e desnecessários que prejudicam tanto a NVIDIA quanto a AMD em performance. Um exemplo é a capa do Batman em jogos como Batman: Arkham Origins, que é surpreendentemente realista, porém pouco benéfica às placas gráficas.

No podcast, que também pode ser acompanhado em vídeo e que dura mais de uma hora de conversa em inglês, Huddy ainda fala sobre outras polêmicas, como o embate entre Mantle e DirectX e o futuro das placas de vídeo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.