4 coisas importantes para quem quer trocar seu notebook por um tablet

5 min de leitura
Imagem de: 4 coisas importantes para quem quer trocar seu notebook por um tablet
Imagem: Forbes

Não é de hoje que se cogita a possibilidade de abandonar o notebook de vez e usar um tablet para as tarefas mais corriqueiras do cotidiano. Isso certamente não é uma opção para usuários que exigem mais de seus dispositivos, como programas de edição complexos ou qualquer coisa do tipo. Contudo, para a maioria das pessoas que usam computadores apenas para navegação na web, jogos casuais, leitura e processamento de texto de vez em quando, um tablet pode muito bem servir como dispositivo principal e desbancar o notebook.

Ainda assim, uma mudança dessa magnitude em nossas vidas certamente não poderia acontecer de uma hora para outra ou sem a ajuda necessária. Nesse caso, adotar um tablet em detrimento do seu velho notebook deve ser uma ação consciente, com todas as novas implicâncias consideradas. Assim, comprar acessórios para seu novo tablet que substituirá o notebook é praticamente obrigatório.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Notebook x tablet

É interessante notar que notebooks com desempenho razoável, aqueles que não travam a cada meio segundo, não são exatamente baratos. Obviamente, há soluções mais em conta, mas elas dificilmente deixarão você feliz. Portanto, vamos considerar um notebook de preço intermediário para a comparação com o tablet.

Usando um preço comparativo, você poderia gastar cerca de R$ 1,5 mil em um notebook minimante interessante. Ele já vem praticamente pronto para o uso e raramente requer muitos acessórios. No caso dos tablets de mesmo preço que substituirão esse produto, a coisa é diferente. Para ter o mesmo desempenho a comodidade do notebook, você teria que adquirir no mínimo uma capa com teclado e suporte embutidos e um mouse sem fio.

Híbridos como o LG Slidepad 2 podem ser alternativas interessantes, mas eles também possuem suas limitações

1. Capas com teclados embutidos

Há soluções bem interessantes de capas com teclados embutidos tanto para tablets Android quanto para aparelhos iOS. Tablets com Windows 8 normalmente são acompanhados de acessórios das próprias fabricantes, uma vez que a ideia da Microsoft e tornar o Windows 8 um SO para tablets que substituem notebooks. Prova disso é o Surface.

Mas voltando aos tablets comuns, uma opção de capa com teclado e suporte sãos os modelos da Zagg e Logitec. Claro que há muitas outras marcas que possuem produtos do tipo, mas a qualidade desses aparelhos raramente é adequada à durabilidade que você teria com um notebook tradicional.

É possível ainda adquirir teclados Bluetooth independentes, mas aí você teria que carregar um elemento a mais quando precisasse digitar em teclas físicas. A Samsung anunciou ontem a sua nova linha de tablets e, junto com eles, uma capa-teclado bastante interessante. Assim, comprar um tablet para o qual você já sabe que tem bons acessórios pode ser uma decisão mais segura.

Galaxy Tab S 10.5 é uma nova e interessante opção nesse campo

2. Mouse

Você pode achar completamente desnecessário, mas se a sua capa com teclado não possuir um touchpad, você sentirá hora ou outra a falta de um mouse. Isso porque levantar a mão o tempo todo para tocar na tela a fim de selecionar elementos e, especialmente, posicionar o cursor em algum texto, se torna uma atividade bastante cansativa.

Sendo assim, a sua melhor alternativa é também um mouse Bluetooth. Esse tipo de dispositivo está disponível no mercado há bastante tempo e, por isso, há muitas opções de qualidade e com preços baixos. Você, portanto, gastará mais com a capa que com o mouse. Para quem está no ritmo da Copa do Mundo, é possível inclusive comprar aparelhos como esses, por exemplo.

Microsoft possui várias opções de mouse Bluetooth

3. Armazenamento extra

Talvez esse seja o maior inconveniente de utilizar um tablet para substituir seu notebook. Se você tem muitos arquivos para guardar, é praticamente obrigatório ter uma forma de armazenar arquivos externamente, já que tablets raramente passam dos 32 GB de espaço interno. Para isso, há soluções como o Google Drive, iCloud, OneDrive e muitos outros. Contudo, você precisa pagar mensalmente para usar esses serviços. Uma alternativa então seria um HD externo sem fio. Há muitas opções, mas é necessário verificar a compatibilidade desses com seu SO móvel no tablet.

Caso você não queria se incomodar com isso ou já tenha um HD externo que não queria desperdiçar pelo simples fato de seu tablet não ter entradas USB tradicionais (se o seu tiver, sua vida está feita) é possível adquirir um aparelho como esse adaptador da Toshiba. Ele conecta qualquer HD externo a sua rede WiFi local e ainda permite a você acessar seus arquivos em qualquer lugar pela internet. Assim, você tem sua própria nuvem e pode aumentar o espaço de armazenamento da forma que achar adequado.

É difícil encontrar esse aparelho no Brasil

4. Impressão

Se você tem uma impressora comum em casa, provavelmente terá que trocá-la por uma nova para imprimir seus arquivos via tablet sem o intermédio de um PC. É aconselhável comprar um aparelho com conexão WiFi. Há soluções bem interessantes nesse campo, com preços baixos e autonomias de impressão ótimas, como esse dispositivo da Samsung. Para usar o aparelho diretamente do seu tablet, é preciso instalar um app no tablet, mas sempre verifique a compatibilidade.

Há ainda formas mais simples de se fazer isso, com impressoras com certificação Google Cloud Print. Fora isso, o Android KitKat possui nativamente integração com algumas impressoras HP. Assim, consultando quais modelos são esses, você pode adquirir algo mais adequado e direto.

O que você prefere?

Basicamente, pudemos perceber que, para abandonar o notebook e usar apenas um tablet como aparelho principal pode gerar alguns custos extras que você talvez não imaginava, como uma nova impressora ou capas caras, caso alguma delas seja importante para você. Ainda assim, isso é um processo que a cada dia parece mais simples, principalmente com novidades que são lançadas especialmente para cobrir esse vazio que temos hoje. Espera-se que esses acessórios fiquem cada vez mais acessíveis e facilitem a migração.

De qualquer maneira, se essa não é a sua praia, mas você também não quer gastar com um notebook Windows ou OS X caro e ainda precisa comprar um tablet, é possível considerar a aquisição de um Chromebook para suprir sua necessidade de um teclado de verdade e navegação e uso de apps mais simples. Os preços são baixos e o desempenho é normalmente agradável.

O que mais você acha que uma pessoa precisa para migrar de um notebook para um tablet? Se você já fez essa migração, nos conte suas experiências e diga como conseguiu driblas as dificuldades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.