O Baixaki completa 10 anos

7 min de leitura
Imagem de: O Baixaki completa 10 anos

O Baixaki completa 10 anos neste 1º de outubro e é com muito orgulho que assopramos as velinhas mais uma vez.

Embora pareça pouco tempo no mundo real, na internet, 10 anos são uma eternidade, por isso gostaríamos de agradecer a vocês, usuários que acessam e confiam no site.

Pode até parecer verso de uma música melosa, mas a verdade é que não sobrevivemos sem vocês. Muito mais do que cantar parabéns, estamos aqui para agradecer a todos que nos acompanham e criticam com sugestões, pois elas fazem a diferença.

Neste aniversário tão especial, vamos compartilhar um pouquinho da história do Baixaki. Que comece este download!

O Baixaki completa 10 anos de existência e só tem a agradecer quem acessa.

O “Big Bang”

O site Baixaki nasceu em 1º de outubro de 2000, bem ao estilo “na garagem de casa”, em uma época em que navegar pelos mares da internet era como se a humanidade estivesse explorando um novo continente.

Prática comum na época, por exemplo, era realizada por pessoas maliciosas que exploravam backdoors, ou seja, portas abertas em um computador, esperando apenas o momento certo para fuçar no PC das vítimas. Além disso, o bug do milênio assustava muitas pessoas e empresas por conta de um erro de data na passagem de 1999 para 2000 em que os softwares mais velhos retornavam ao ano de 1900.

Hoje, o ambiente continua com seus riscos, mas a preparação para enfrentá-lo também cresceu. No ano 2000, a internet era selvagem e desconhecida; nesse contexto, duas pessoas pensaram em um site com a proposta de ajudar as demais, alertá-las, descomplicar a informática e, o mais importante, de amenizar o medo diante de uma novidade tão impactante. O nome do site era HelpInfo e, embora no ar, nunca chegou a ser divulgado a um grande público.

Algumas capas do Baixaki nesses 10 anos.

Baixar é preciso

Como você, no ano 2000, procuraria por jogos ou programas? Difícil ter uma resposta na ponta da língua, não? Ou, se preferir, na ponta do mouse. Então surgiu a ideia de disponibilizar os downloads, encurtando assim muito tempo de busca do usuário. Assim, o HelpInfo mudou seu foco para os downloads e se transformou no Baixaki, lançado oficialmente como o primeiro produto da No Zebra Network, empresa sediada em Curitiba, capital do Paraná.

No Zebra Network é a empresa mantenedora do Baixaki e de outros sites.Era a “faísca” do que hoje é o maior portal de downloads e tecnologia do Brasil. O Baixaki nasceu muito pequeno, com visual que buscava se igualar ao dos grandes portais de então. Mesmo com o site lançado, outros problemas ainda precisavam ser superados.

Se hoje a internet discada ainda faz parte da rotina de muitos brasileiros, imagine há 10 anos? Ficou mais fácil, com o Baixaki, encontrar programas e jogos, mas como fazer o download dos 700 MB do Linux, por exemplo, através de uma conexão discada?

Sendo assim, disponibilizávamos outro serviço: o site gravava discos com softwares e jogos — principalmente os mais pesados e demorados de baixar —  para os usuários. Um serviço de tanta utilidade que perdurou por anos. Sempre havia pedidos a serem atendidos, e o Baixaki sempre estava lá para ajudar.

A bolha que estourou

O começo da década de 2000 foi marcado pelo estouro da bolha da internet. Resumidamente, eis o que aconteceu: muitas empresas tiveram ideias mirabolantes para aproveitar a tal onda que era a web e foram supervalorizadas. Surgiram várias páginas e serviços específicos.

Equipe Baixaki em ação.O problema é que as empresas de internet captavam mais dinheiro do que realmente valiam. Os serviços pensavam em soluções realmente práticas, mas não tinham as ferramentas adequadas na hora de oferecer o produto de forma viável, com qualidade.

Resultado: no dia 10 de março de 2000, a bolsa da Nasdaq, onde as ações das empresas que investiam na web eram negociadas, começou a despencar. Foi o reflexo dos olhares duvidosos dos investidores sobre a grande rede.

Em meio a tantas ideias furadas, o sonho de descomplicar a vida das pessoas prevaleceu. Apesar do contexto pessimista, o site se manteve firme.

Foi por isso que o Baixaki começou a ser pensado ano a ano, sempre trazendo novidades tanto no aspecto do design quanto em relação a novos recursos e conteúdos, aumentando cada vez mais a qualidade.

O crescimento do Baixaki possibilitou o desenvolvimento de outros sites. Em 2005 surgiu o Tudo Gostoso, site voltado à culinária, mas nada de receitas de gourmets profissionais! Quem abastece o Tudo Gostoso com receitas são os “chefs caseiros”, aqueles que buscam praticidade e facilidade, claro que sem deixar o bom gosto de lado.

Outros sites surgiram nos anos seguintes: Baixaki Jogos e Minha Série (2007); Muita Música e Eu Já Fui! (2008); e Otzee (2009).

2006: um ano histórico

O gerente Gustavo Abrão e a coordenadora Andressa Xavier.Em 2005, o Baixaki teve uma grande reformulação de layout, com enfoque mais profissional. Até então, o site era “caseiro”, mantido em sistema Home Office.

Mas a necessidade pedia um escritório, e ele foi montado em 2006. Com “casa própria”, então a necessidade era outra: recheá-la com boas pessoas.

O ambiente, apesar de cada vez mais profissional, nasceu descontraído, com pessoas jovens, inteiradas e dinâmicas, e nunca deixou de ser assim; motivo para sorrir enquanto trabalha.

Hoje, 4 anos depois do primeiro escritório, a No Zebra Network emprega mais de 80 funcionários, entre Baixaki e outros sites.

Conteúdos para públicos exigentes

O comprometimento com o público também cresceu. Sempre pensando em renovação e em ajudar o público tão exigente, os textos passaram a ser vistos com grande cuidado, realmente como um diferencial.

Todos os programas divulgados no Baixaki são testados pelos redatores, tanto em relação a vírus quanto a funcionalidades. A partir de 2006, todo software publicado passou a contar com a parte “Nossa Opinião”. É o símbolo de nosso editorial independente. E vale lembrar que não vendemos nenhum destaque de programas. Os melhores, aqueles que vão para as capas, são escolhidos porque realmente podem auxiliar um grande número de pessoas.

A equipe da redação do Baixaki em ação!

Desde 2008, o Baixaki conta com uma seção oficial de tecnologia, com artigos tutoriais passo a passo e textos que esclarecem as dúvidas dos usuários, desde aquelas mais comuns àquelas “cabulosas” e mais complicadas.

Complementando a nossa seção de tecnologia, temos também galerias de fotos dos mais variados temas, um guia de eletrônicos com as especificações e análises de aparelhos novos, a seção “Mito ou Verdade” (que derruba mitos sobre a informática... Ou não!), além de áreas específicas sobre hardware e segurança. A partir de 2010, disponibilizamos a seção “Tira-Dúvidas”, um espaço abastecido pelos frequentadores. Todo mundo pode participar.

São serviços e atrativos que surgem com um único propósito: satisfazer quem acessa o Baixaki, seja qual for a necessidade. Serviços que nos desafiam e nos motivam a continuar trabalhando, sempre com novas ideias para você se sentir cada vez mais em casa ao acessar.

Equipe da NZN em ação.

Mudanças à vista

Nosso sentimento de renovação não para. E é sempre bom passar por mudanças em uma data tão especial, não é? Por isso que aproveitamos a oportunidade para dizer que teremos modificações no Baixaki.

Você já deve ter percebido que o header (cabeçalho, o topo da página) mudou há poucos meses. E teremos ainda mais mudanças.

As páginas com descrição dos programas serão reformuladas, assim como as dos artigos sobre novidades no mundo da tecnologia. Mas o impacto não será brusco. As modificações serão feitas “em doses homeopáticas”. Vamos, aos poucos, adicionando as novidades, assim a sua adaptação ao novo conteúdo fica mais natural e descomplicada.

Ficou curioso? Então fique de olho!

Uma conquista de todos

O Baixaki é, segundo o Ibope, o maior site de tecnologia do Brasil. Em novembro de 2009, foram registrados 10 milhões de usuários únicos. Segundo dados do Google AdPlanner, isso nos coloca entre as 10 maiores audiências do país.

Desde o lançamento do site, foram feitos mais de 2,5 bilhões de downloads através das nossas páginas. Você não leu errado: foram bilhões de cliques. O número de downloads simplesmente dobrou de 2009 para 2010, mais um motivo para comemorar nossa primeira década com enorme alegria.

O Baixaki é acessado em mais de 200 países e nossos usuários, somados, passam mais de 3,5 milhões de horas navegando no site mensalmente. As comunidades do Baixaki no Orkut somadas contabilizam mais de 13 mil membros e mais de 600 mil exemplares do newsletter do Baixaki são disparados semanalmente.

Uma década de Baixaki!

Tudo o que podemos dizer é MUITO OBRIGADO. Nem 2,5 bilhões de “obrigado” são suficientes para agradecer a vocês, usuários do Baixaki. Mas que fique registrado o nosso enorme sentimento de gratidão.

Foram 10 anos que, entre as dificuldades e êxitos, nos incentivaram a fazer o que mais gostamos. Como qualquer desafio, não é a dificuldade que prevalece e norteia, e sim a satisfação que temos quando atingimos esse objetivo de ajudar você, que contribui com o site através de sugestões e deixa nossa satisfação cada vez maior.

Que venham outros 10 anos. E mais outros. E outros. Esperamos que os próximos anos sejam melhores. Para nós do site, para vocês, para todos. Parabéns para todos nós!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.