Como inverter as letras no seu computador

3 min de leitura
Imagem de: Como inverter as letras no seu computador

˙sǝןdɯıs ɯǝq noɔıɟ opıʇɹǝʌuı ɹǝʌǝɹɔsǝ ɐɹobɐ ˙ɐןǝʇ ɐ ɹɐɹıʌ ǝp ɹɐɹɐd ǝpod

Caso você não tenha entendido, o que está escrito ali em cima é “Pode parar de virar a tela. Agora escrever invertido ficou bem simples”, só que invertido. Não requer prática nem habilidade, e qualquer pessoa de oito a oitenta anos pode usar.

O que? Você não sabe escrever invertido? Ah, muleque... Não é difícil não. Basta seguir alguns passinhos e logo, logo você estará girando as cabeças de todos os que leem o que você escreve!

Como funciona o sistema?

Caracteres possuem vários tipos de codificação. Você já deve ter ouvido falar em Unicode, uma das codificações mais comuns de caracteres não orientais, mas que não funciona muito bem em japonês ou árabe por exemplo.

Escolha a codificação da página no Firefox.

As letras que constam num teclado não são, nem de perto, todas as opções de caracteres disponíveis no sistema Unicode. O padrão de codificação possui pouco mais de 107 mil caracteres, acessíveis por meio de códigos e atalhos de teclado, bem como o bom e velho Ctrl+C | Ctrl+V em mapas de caracteres e outras ferramentas.

Ok, mas como escrever de cabeça para baixo?

A sua melhor alternativa para encontrar o caractere que é necessário para produzir uma palavra de ponta cabeça é pesquisar na lista de caracteres unicode presente na Wikipedia pela letra correspondente. Isso pode ser um bocado cansativo, já que existem centenas de opções.

Escolhendo uma letra na Wikipedia.

As correspondências funcionam mais ou menos assim:

  • a vira ɐ;
  • b vira q;
  • c vira ɔ;
  • d vira p;
  • e vira ǝ;
  • f vira ɟ;
  • g vira b;
  • h vira ɥ;
  • e aí por diante...

Para escrever o caractere invertido que você encontrou na lista, basta digitar o código dele (U+XYZW, onde U representa Unicode e o XYZW é trocado pelo código correspondente que você desejar) e, no fim da palavra, pressionar Alt+X no teclado.

Experimente. Abra o Microsoft Word ou outro editor de texto com suporte a Unicode, digite U+03B1 e aperte Alt+X. Deve aparecer na sua tela, no lugar do código, a letra Alfa do alfabeto grego (α).

Funcionamento no Word.

O processo inverso também é verdadeiro. Você pode colocar o cursor no final de uma letra, símbolo ou número e pressionar a combinação de teclas Alt+X para transformá-lo num código Unicode.

Em alguns sistemas e editores, não é necessário digitar U+ antes do código. Apenas os quatro dígitos que vêm depois do símbolo de adição.

Ah, legal. Mas é meio trabalhoso, não?

Sim, é bem trabalhoso. E existem ferramentas que fazem uma correspondência automática de letras, números e símbolos invertidos para que você não precise sair caçando letrinhas na Wikipedia. As duas mais utilizadas são o Flip e o FlipText. Ambas são ferramentas online nas quais você digita o texto que quer e o próprio site o inverte.

Fliptext: inverta seus textos facilmente.

Uau. Como funcionam essas ferramentas?

Exatamente da mesma forma que você faria, procurando uma letra correspondente numa lista. A diferença é que o programador destas ferramentas já procurou todas as correspondências necessárias, e associou uma letra à outra.

Assim, quando você digita um “a”, o programa já entende que você quer um “ɐ”. De quebra ele já inverte a ordem das letras, para que o leitor precise ler de trás para frente. Assim, girando a cabeça (ou o monitor) a frase parece escrita da forma correta.

Maneiro. Mas e se eu quiser fazer um site inteiro virar de ponta cabeça? Pode?

Ahá, um usuário avançado já está pensando nas possibilidades imensas de inverter toda a Internet, não é mesmo? Mas é claro que pode. Do mesmo pessoal que fez o FlipText, existe outro site divertido: o RotateMe. O que ele faz? Simples: ele gira e inverte praticamente qualquer site que você inserir no campo de endereço. Dá uma olhada na página inicial do Baixaki invertida:

Quero ver alguém baixar aqui (pegou o trocadilho?).

O RotateMe dá a opção de inverter horizontalmente e girar 90º no sentido horário ou anti-horário.  Com essas três ferramentas, você pode deixar o site na posição que quiser. Basta girar um endereço já alterado para criar uma nova posição.

Tá, é divertido. Mas pra que tudo isso?

Para se divertir. Mande mensagens no Twitter com caracteres invertidos, ou passe o endereço de um site invertido para seus amigos.

Me colei no teto com super bonder.

Com certeza ninguém vai ficar procurando jogos para download ou lendo as notícias sobre tecnologia de trás para frente no Baixaki de ponta cabeça, mas isso pode render umas boas risadas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.