Por que o Windows 7 não serve para tablets?

3 min de leitura
Imagem de: Por que o Windows 7 não serve para tablets?

A palavra do ano no mundo da tecnologia é “tablet”. Desde a CES não se fala em outra coisa nos circuitos de conversa dos especialistas no assunto. Hoje os principais modelos do mercado são o iPad (da Apple) e o Galaxy Tab (da Samsung), ambos conquistando muitos fãs e consumidores em todo o mundo.

Além deles há vários que vêm sendo especulados há tempos, criados por outras fabricantes muito conhecidas, como a Toshiba. Mas há algo que vai além das fábricas de componentes eletrônicos e também gera muitas disputas entre os usuários: qual o melhor sistema operacional para tablets? Bem, ainda não sabemos qual é a resposta, mas sabemos que o Windows não é.

Mas o Windows é tão bom!

Sim, é verdade. O Windows 7 é um dos sistemas operacionais mais completos de todos os tempos, sendo um dos mais elogiados de todos os tempos (ainda mais pelo fato de ter sido responsável por substituir o maior fracasso da Microsoft: Windows Vista). O problema é que este sistema operacional é completo demais.

Windows 7

Criado para computadores com mais de 1 GB de RAM, o Windows 7 não é o mais pesado, mas precisa de muitos recursos extras para funcionar com 100% de desempenho. Os processadores para o sistema operacional também precisam ser mais modernos para acompanhar as várias atividades simultâneas do computador.

Muita areia para o caminhãozinho

Agora transporte estas necessidades para um tablet. Hoje, os mais avançados possuem apenas 1 GB de RAM e processadores Single Core, algo suficiente para rodar o Windows 7 com o mínimo de recursos. Mas como navegar na internet sem um bom antivírus? Programas de segurança são pesados, e nisso já se vão os recursos de memória.

Isso sem falar em outros programas ainda mais pesados, como os editores de imagem e de vídeo. O Windows é um sistema operacional que oferece uma gama quase infinita de softwares, e o fato de eles não poderem ser utilizados é, no mínimo, frustrante.

Ta blet da Archos com Windows 7

A resposta do touchscreen

O Windows 7 foi o primeiro sistema da Microsoft a possuir suporte nativo a comandos por toque em tela. Mas a verdade é que este suporte não é 100% eficiente, pois muitos comandos são complicados com o touchscreen do Windows 7 e a resposta deles é bastante lenta.

Além de dificultar o acesso de vários programas, este touchscreen também não é nada prático nos momentos em que é necessário utilizar o teclado virtual do sistema. Nestes momentos as falhas da resposta do touchscreen ficam mais claras ainda.

E se utilizar o touchscreen do Windows 7 em monitores com 17 ou 22 polegadas já é complicado, imagine em telas de 7 ou 11 polegadas. Infelizmente ainda é difícil imaginar respostas rápidas e simples dos comandos.

O HP Slate era um dos mais cotados para o Windows 7

Divulgação: Hewlett-Packard

E há outras opções?

Hoje os principais sistemas operacionais de tablets são os que estão nos dispositivos mais famosos. O Android que está no Galaxy Tab oferece uma grande gama de softwares, pois conta com a Google como sua principal incentivadora e fomentadora. O iOS que está nos iPads é hoje o mais utilizado em dispositivos móveis (pois está também em iPhones e iPods Touch).

Mas ambos pecam pelo mesmo problema. A grande maioria de seus softwares foi criada para smartphones e suas telas de 2,7 polegadas (ou um pouco maiores), não para telas com mais de 7 polegadas e resoluções maiores. Quando utilizados em tablets, alguns destes softwares ficam bastante estourados em seus pixels.

iPad da Apple

Divulgação/Apple

Soluções à vista

Felizmente nem tudo está perdido. A Apple corrige esses problemas rapidamente, lançando versões de seus programas para o iPad e agradando aos consumidores há algum tempo. Já o Android deve começar a resolver em breve, assim que a versão 3.0 for lançada e o sistema operacional passar a contar com suportes nativos a resoluções mais avançadas.

.....

Estas são as principais razões para esperar um pouco até começar a vibrar com notícias relacionadas ao Windows 7 em tablets. É importante lembrar também que em breve deve ser lançado oficialmente o Windows Phone 7, que pode ser muito mais adequado a tablets do que o irmão maior.

E você, o que acha? Será que o Windows 7 pode ser melhorado para que os slates possam utilizá-lo sem problemas? Ou o melhor mesmo é optar por dispositivos que utilizem outros sistemas operacionais? Deixe sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.