Dica do Windows 7: como personalizar os ícones dos programas na Barra de tarefas

2 min de leitura
Imagem de: Dica do Windows 7: como personalizar os ícones dos programas na Barra de tarefas

É uma ótima ideia usar a Barra de tarefas para deixar os programas mais usados sempre à mão. O problema é que na medida em que mais e mais softwares são adicionados a ela, os diferentes ícones acabam deixando o visual da Área de Trabalho um pouco inconsistente. Felizmente, essa inconsistência pode ser resolvida rapidamente e sem muito esforço.

Uma das maneiras mais fáceis de alterar o ícone de um atalho é clicando sobre ele com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Propriedades”. Porém, o menu de contextos dos atalhos na Barra de tarefas não apresenta a opção “Propriedades”. É necessário então criar um novo atalho e inseri-lo na barra. E é isso é o que vamos aprender nesse artigo.

Mãos à obra!

Para facilitar o trabalho, podemos copiar os atalhos existentes e, depois, modificá-los. Sendo assim, execute o Windows Explorer e acesse a pasta %appdata%/Microsoft/Internet Explorer/Quick Launch/User Pinned/Taskbar:

Pasta onde estão os atalhos da Barra de tarefas

É nessa pasta que ficam os arquivos dos atalhos fixados na Barra de tarefas. Selecione-os e copie-os para uma nova pasta, onde eles ficarão temporariamente armazenados até que este roteiro de configuração seja concluído.

Na pasta nova, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que você deseja alterar e selecione a opção “Propriedades”. Depois, acesse a aba “Atalho” e clique no botão “Alterar ícone”:

Janela de propriedades do atalho

Clique em “Procurar” para escolher a nova imagem que representará a aplicação. Essa imagem deve estar salva como um arquivo .ICO ou então embutida em um arquivo .EXE ou .DLL. Assim que você selecionar o ícone desejado, clique em “OK” e, na janela anterior, confirme a nova imagem clicando novamente em “OK”.

Repita a operação em todos os arquivos de atalho.

Em alguns programas, como os que compõem a suíte Office da Microsoft, pode ser impossível alterar o ícone, já que o botão que possibilita essa mudança está desabilitado.

O botão

Se esse for o caso, a saída é criar um atalho desde o início. Clique então com o botão direito do mouse dentro da pasta onde estão os outros atalhos e selecione a opção Novo > Atalho.

Na janela do assistente de criação de atalhos, indique o caminho completo do executável do programa, que normalmente está em C:\Arquivos de Programas. Depois de clicar em “Avançar”, informe o nome do atalho e clique em “Concluir” para finalizar a criação.

Agora, basta alterar o ícone do atalho novo, da mesma forma que foi feito anteriormente:

Crie um atalho desde o início para alterar o ícone do Word

barra de cara nova

Depois que os atalhos estiverem prontos, faltará apenas posicioná-los na Barra de tarefas. Mas antes, será necessário remover os ícones que já estão lá. Para isso, clique sobre eles com o botão direito do mouse e selecione a opção “Desafixar este programa da barra de tarefas”. Assim que você tiver removido os atalhos indesejáveis, basta arrastar os novos para a barra:

Arraste os atalhos para a Barra de tarefas

Repita a operação para todos os programas que você deseja inserir e arraste os ícones para oderná-los como preferir. Quando terminar, os ícones que você escolheu estarão sendo usados:

Desktop com os ícones alterados

Depois de pronto, você pode apagar os arquivos de atalhos em que estava trabalhando. Se você acessar novamente a pasta %appdata%/Microsoft/Internet Explorer/Quick Launch/User Pinned/Taskbar, por exemplo, perceberá que os novos ícones já foram copiados para lá.

Bônus!

Caso você tenha gostado dos ícones que usamos nesse tutorial, o Baixaki os disponibilizou de presente para você. É só fazer o download do arquivo RAR através do Mediafire e usar à vontade!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.