Dicas do Windows 7: como restaurar widget nativos que foram desinstalados

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como restaurar widget nativos que foram desinstalados

Você sabe o que são widgets? Eles são pequenos softwares, geralmente bastante leves e com funções bem específicas, que ficam localizados na Área de trabalho. O Windows 7 traz nove opções diferentes, como calendário e previsão do tempo. É possível adicionar e apagar os widgets do desktop sempre que desejar, porém quando eles são desinstalados da galeria, é possível instalar novamente? Saiba como fazer isso em alguns passos simples.

Para gerenciar os widgets, você pode clicar com o botão direito em qualquer ponto vazio da área de trabalho e abrir a opção “Gadgets”. A janela aberta é a galeria onde ficam os widgets existentes no PC.

Galeria com os widgets do Windows 7

Além daqueles que são padrão, você pode buscar novos, clicando em “Obter mais gadgets online”. Você pode também retirar os widgets que não estão sendo usados da galeria, clicando com o botão direito e escolhendo a opção “Desinstalar”.

Clique para desinstalar o widget da galeria

Esta opção retira o widget da Área de trabalho e da galeria, mas não o apaga do seu computador. É possível adicionar todos os aplicativos deste tipo novamente se necessário com dois passos simples.

Galeria com ítens desinstalados


O primeiro passo é abrir o Menu Iniciar e digitar “Restauras os gadgets da Área de trabalho instalados com o Windows”. Não é preciso escrever a frase completa, pois assim que você começa a digitar, o sistema sugere as ações que correspondem com as palavras escritas. Se você usa o Windows em inglês, digite a frase “restore desktop gadgets installed with Windows”.

Restaure os widgets desinstalados

Clique na opção para restaurar todos os widgets que foram desinstalados. Não é possível, com este método, restaurar os itens isoladamente, porém você pode apagar os widgets que não deseja novamente, mantendo somente aqueles que são usados.

O segundo passo é abrir novamente a janela da galeria. Quando a operação de restauração é feita, a frase “Todos os gadgets do Windows e do administrador instalados foram restaurados” é vista no topo da janela.

Os widgets foram restaurados para a galeria

Este aviso aparece apenas uma vez, das próximas vezes que a janela for aberta ele não é mais visualizado. Você pode desinstalar e restaurar os widgets quantas vezes quiser. Se você quiser adicionar novos aplicativos além dos padrões, o Baixaki tem um artigo que destaca alguns widgets incríveis para personalizar a sua Área de trabalho!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.