Nova interface Thunderbolt pode ter suporte para dois monitores 4K

1 min de leitura
Imagem de: Nova interface Thunderbolt pode ter suporte para dois monitores 4K

(Fonte da imagem: Reprodução/VR-Zone)

Embora a interface de comunicação Thunderbolt tenha inúmeras vantagens, certamente há uma limitação considerável — uma limitação que, por exemplo, obriga o Mac Pro a possuir seis dessas entradas. Basicamente, o modelo atual da porta desenvolvida pela Intel não consegue dar suporte para mais de um monitor 4K por unidade. Entretanto, o trecho de uma apresentação vazada no site VR-Zone mostrou que isso pode mudar em breve.

Conforme sugere a imagem, o próximo chip controlador da Thunderbolt, o Alpine Ridge, possui largura de banda suficiente para alimentar dois displays 4K simultaneamente. Tratam-se de 40 Gbps — o que deve soar como trombetas celestiais para quem gostaria de ligar vários monitores UltraHD sem, contudo, ocupar todas as portas do computador.

Maior capacidade de alimentação

Mas, não, a considerável largura de banda não deve ser a única vantagem da nova Thunderbolt. De fato, a mesma apresentação garante que o novo controlador poderá alimentar sistemas de até 100 watts de potência — e isso utilizando apenas a metade da energia do seu predecessor.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Como sempre, entretanto, há um revés. Ao que parece, a Intel foi obrigada a trocar os conectores da entrada, requisito necessário para o aumento de banda. Naturalmente, ainda será possível utilizar periféricos antigos por meio de adaptadores... Mas isso soa bem pouco confortável, sobretudo para quem já possui uma vasta coleção deles, com muito dinheiro empenhado.

Microarquitetura Skylake

Entretanto, vale lembrar que a coisa toda ainda resta em penumbra. Afinal, a Intel ainda não se pronunciou oficialmente sobre as novas especificações, de maneira que não há qualquer garantia de que essas configurações realmente sejam as finais.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

De qualquer forma, a mesma apresentação fala ainda da nova microarquitetura da Intel, a Skylake — sucessora da Broadwell, com previsão de chegada para 2015 ou 2016. É esperar para ver.

A atual entrada Thunderbolt foi lançada em 24 de fevereiro de 2011, utilizando os mesmos conectores da Mini DisplayPort (MDP). Trata-se de uma combinação de uma PCI Express (PCIe) e de uma DisplayPort (DP) em um único sinal em série — juntamente com uma conexão DC, para alimentação elétrica.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.