Curiosidade: confira a maneira como a GE testa supermateriais

1 min de leitura
Imagem de: Curiosidade: confira a maneira como a GE testa supermateriais

A General Electric Company (ou apenas GE, se você preferir) é uma empresa criada nos Estados Unidos, sendo que a organização trabalha com a criação de diferentes aparelhos tecnológicos. Acontece que a companhia não se limita a trabalhar com gadgets pequenos, atuando na fabricação de motores e turbinas a jato.

Dessa maneira, a GE precisa testar todos os supermateriais de maneira exaustiva, com o objetivo de verificar a resistência desses componentes — afinal de contas, a empresa não quer que aviões caiam por conta de erros de cálculo, por exemplo. Sendo assim, a companhia faz uso de máquinas que simulam situações extremas.

Com isso, nós queremos dizer que os materiais são expostos a temperaturas equivalentes às de um vulcão ativo, simulações de quedas enormes e até mesmo tempestades de areia que durariam 10 anos. E, para mostrar que isso realmente acontece, a GE disponibilizou três vídeos desses testes em seu canal no YouTube.

Ficou curioso? Então continue lendo esta notícia e assista aos exemplos que a empresa resolveu mostrar para todos nós.

Vendo se algo muda...

Com a intenção de analisar se a composição dos materiais testados muda de alguma maneira, a GE expõe alguns deles a 45 mil quilogramas de pressão e a uma temperatura extremamente alta — que não foi indicada com precisão. Com isso, a companhia consegue construir turbinas que sejam mais seguras e eficientes.

Metralhando com alumínio

Assim como a própria GE explicou, a sua tecnologia muitas vezes viaja em grandes altitudes ou a vários metros abaixo do solo. Dessa maneira, é necessário verificar a resistência dos revestimentos usados, com foco em erosão. Isso é feito com partículas de óxidos de alumínio que são disparadas a mais de 249 km/h contra o material desejado.

Muita (muita) força

Para criar e depois utilizar supermateriais, a GE precisa saber quanta força é necessária para que eles rachem, entortem ou quebrem — e alguns deles são muito resistentes, mesmo sendo leves. Acima, você pode conferir o teste de pressão sendo feito em pranchas de fibra de vidro e carbono, sendo que a máquina pode exercer mais de 2 mil quilos de pressão.

....

Além de tudo isso, para conferir outros trabalhos, vídeos e ideias da GE, você pode clicar aqui e acessar a página da companhia no YouTube.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.