Google e NASA se unem para usar Project Tango em sistema robótico autônomo

1 min de leitura
Imagem de: Google e NASA se unem para usar Project Tango em sistema robótico autônomo

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Google ATAP (YouTube))

Em fevereiro, a Google anunciou o Project Tango, um smartphone que possui uma série de recursos que o permitem mapear tudo à sua volta. Recentemente, por meio de seu perfil oficial do Google+, a divisão Projetos e Tecnologias Avançadas (ATAP) revelou um projeto ambicioso para esse dispositivo.

Segundo a publicação, desde meados de 2013, a equipe de desenvolvedores do Project Tango está trabalhando em parceria com o Centro de Pesquisa Ames da NASA para integrar essa tecnologia a uma plataforma robótica chamada SPHERES, que circulará dentro da Estação Espacial Internacional.

Por sua vez, esse projeto de sistema autônomo tem como objetivo desenvolver aparatos que sirvam como assistentes dos astronautas e possam até executar atividades de manutenção na ISS de forma independente.

O Project Tango entra nessa história como o responsável pelo mapeamento e, com a ajuda de outros softwares, reconstrução do mapa 3D das instalações espaciais. Um protótipo da combinação dessas duas tecnologias está programado para ser enviado à Estação Espacial Internacional na metade de 2014.

No vídeo acima, você confere um curto documentário sobre esse projeto e pode acompanhar os primeiros testes feitos com o equipamento dentro de um avião que simula a gravidade zero.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.