Android pode passar em breve por reformulação em sua identidade visual

1 min de leitura
Imagem de: Android pode passar em breve por reformulação em sua identidade visual

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

No ano passado, a Apple lançou o iOS 7 trazendo um visual baseado em flat design, tipo de layout que tornou-se muito utilizado em diversas interfaces nos últimos anos. Esse conceito não usa elementos realistas ou que adicionam profundidade. É plano, minimalista e prima por clareza e nitidez. A TouchWiz da Samsung foi outra interface que já adotou a tendência, que pode já ser encontrada no Galaxy S5. O que as imagens abaixo sugerem é que, aparentemente, o Android “puro” também entrará na onda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com screenshots recém-vazadas, é possível que o sistema operacional passe por uma grande reformulação de design em seus ícones, seguindo na mesma direção da nova identidade visual web do Google. Os novos ícones parecem inspirados pelo novo padrão iconográfico da empresa, mas eles não são cópias diretas e alguns até apresentam grandes diferenças, tanto para o padrão Google web quanto para o padrão atual do Android.

Comparação entre os ícones do Google web, Android atual e futuro visual (Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Antes de entrar em maiores detalhes, é preciso dizer que o rumor tem grandes chances de ser real, por se tratar de uma fonte confiável. Porém, não é claro o quão adiantada a companhia está nesse processo de design, o que significa que ela poderia mudar muito da aparência desses ícones até que vejamos a versão final.

Moonshine

Na empresa, o novo estilo visual do Android é referido como “Moonshine”. Suas carcaterísticas-chave incluem ícones em design long shadow e uso de cores geralmente mais contrastadas. Como já mencionado, são similares, mas não idênticos aos ícones web, discrepância que pode causar um pouco de estranhamento.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Na imagem acima, é possível ver grandes mudanças nos ícones Play Music, Livros, Filmes e Games, ao lado dos aplicativos Google+, Calendário, Pessoas, Chrome, YouTube, Maps, Gmail, Hangouts, Câmera e Play Store.

Na semana passada, o site Android Police, o mesmo que conseguiu essas capturas de tela, disse que a Google já estaria testando a nova versão do Android 4.4.3, que supostamente seria chamada de KitKat MR2. Se isso tem relação com essa reformulação estética ou não, é algo que só saberemos no futuro. Quando novas informações surgirem, publicaremos aqui, por isso fique ligado nas notícias diárias do Tecmundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.