Gmail: 10 dicas para você dominar sua caixa de entrada

6 min de leitura
Imagem de: Gmail: 10 dicas para você dominar sua caixa de entrada

Temas próprios e exclusão de email enviado são algumas das dicas. (Fonte da imagem: Reprodução/A4.Mzstatic)

Que tal fazer o popular serviço de trocas de mensagens da Google funcionar de modo ainda mais eficaz? As funções oferecidas pela interface por vezes pouco intuitiva do Gmail podem ser ativadas por meio de atalhos bastante simples: envie mensagens ao apertar um conjunto de teclas, avance ou retorne às páginas de seu email, selecione mensagens não lidas e ajuste ainda vários atalhos alternativos que vão ajudar você a administrar sua conta.

Além de caminhos rápidos a funções, procurar apenas por anexos, mandar o mesmo email a vários contatos e ligar o modo simples do Gmail, deixando o serviço mais rápido, por exemplo, são outras das opções que vão otimizar as experiências entre usuários e caixa de entrada. Acompanhe estas dicas e saiba como dominar melhor seu serviço de trocas de mensagens online.

1 – Atalhos

Você certamente sabe que é possível navegar pela interface do Gmail por meio das setas direcionais do teclado – basta apertar “Enter” para selecionar uma ou outra função do sistema online. Listaremos, então, atalhos não muito conhecidos por clientes da Google (a maioria das dicas funciona também em Macs se a seguinte substituição de teclas for feita: “Ctrl” por “⌘”).

  • Ctrl + Enter: envia mensagens (use este comando após digitar seu texto);
  • Ctrl + . : avança para a próxima janela;
  • Ctrl + , : retorna à janela de origem;
  • Ctrl + Shift + C: adiciona destinatários Cc; e
  • Ctrl + Shift + B: adiciona destinatários Bcc.

Atalhos que precisam ser ativados:

Outros atalhos úteis não estão ativados por padrão no Gmail. Para fazê-los funcionar, siga estas instruções: clique sobre a engrenagem localizada à direita da página; acesse o campo “Configurações” e então marque a opção “Atalhos de teclado ativados”. Feito isso, os seguintes comandos já poderão ser utilizados:

  • C: permite a criação de novas mensagens (Shift + C abre o comando em nova janela);
  • D: uma nova aba é aberta para a composição de mensagens;
  • /: seu cursos será colocado sobre a caixa de buscas;
  • N: suas mais recentes mensagens no bate-papo serão exibidas;
  • +: marca uma mensagem como “importante”;
  • -: marca mensagem como “menos importante”;
  • A: responder a todas as mensagens recebidas;
  • #: move determinada conversa para a lixeira
  • Z: desfaz ação executada; e
  • Shift + N: atualiza conversa.

A lista completa de atalhos do Gmail para Windows e Mac pode ser consultada por meio deste link. Vale dizer que, além das dicas listadas acima, comandos alternativos ou ações adicionais podem ser executados na tela principal de caixa de entrada.

2 – Excluir email enviado

Clicou muito cedo em “Enviar” e esqueceu-se de adicionar conteúdo ao texto? Ou pior: coisa demais foi escrita no calor do momento e tudo o que você deseja é excluir o email enviado? A opção de cancelar o envio de mensagens, não ativada por padrão no Gmail, existe.

Chega de chorar pelo email enviado. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

Clique sobre o botão de Configurações>Labs e encontre a opção “Cancelar envio”. Ative-a, salve seu novo ajuste e pronto. Agora, uma mensagem disposta sobre um campo amarelo vai oferecer a opção “Desfazer” – que permite a exclusão de emails enviados.

3 – Pesquisar apenas por anexos

Se a sua intenção é procurar apenas por anexos dentre suas mensagens, basta inserir um código em sua caixa de pesquisas. No local destinado a buscas, digite o comando “has:attachment”; ao lado da linha de código, escreva o nome de seu contato e encontre todas as mensagens que contam com anexos.

Digite o nome do remetente ao lado do código indicado. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

4 – Envie a mesma resposta a vários contatos

Enviar a mesma resposta a vários contatos é também outra das opções disponibilizadas por desenvolvedores alternativos por meio da aba Labs. Para ativá-la, execute o seguinte comando: acesse o campo Configurações>Labs e ative a opção “Respostas predeterminadas”. Feito isso, salve as alterações e prepare-se então para cadastrar mensagens prontas em seu Gmail. Clique sobre o botão “Escrever” e digite uma mensagem genérica no campo de texto.

Digite quantas mensagens prontas quiser. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

Algo como “estou ocupado no momento" ou "respondo sua mensagem assim que possível” são algumas das respostas que podem ser livremente cadastradas. Digitado o texto de sua autoria, clique em seguida sobre “Mais opções”, botão localizado à direita do canto inferior da caixa de mensagens. Acesse a opção “Respostas predeterminadas”, clique sobre seu texto ou elabore outro em “Nova resposta predeterminada...”. Por fim, selecione uma de suas mensagens genéricas e as envie a quem desejar por meio do campo “Para”.

5 – Carregue mais rapidamente seu Gmail

Se o Gmail é uma de suas principais ferramentas de trabalho, esta dica certamente lhe será valiosa. Saiba que uma “versão básica” do sistema de emails da Google pode ser carregada a partir da inserção de um simples código ao final da URL do serviço. Adicione o comando “/?ui=html” ao final de “mail.google.com” e tenha acesso rápido aos recursos básicos de sua conta. Para retornar à versão padrão do Gmail, basta remover o código alternativo inserido.

Adicione o código ao final de sua URL. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

6 – Pontos ou sinais são invisíveis para o serviço

O Gmail não faz distinção entre pontos, sinais e endereços “crus” de email. Isso significa que nenhum problema será notado por quem inserir acidentalmente um ou outro símbolo em meio às letras de um endereço eletrônico. Para o serviço de mensagens, “teste@gmail” e “t.e.s.t.e@gmail” são, por exemplo, o mesmo endereço.

7 – Adicione abas e filtre seu conteúdo

Categorias de mensagens que serão exibidas como guias de sua caixa de entrada podem ser customizadas. Ative esta função por meio do comando Configurações>Configurar caixa de entrada; em seguida, determine quais filtros deverão catalogar o conteúdo que você recebe em sua caixa de email: “Social”, “Promoções”, “Atualizações” e “Fóruns” são as opções oferecidas por este recurso. Vale dizer que as mensagens não comtempladas pela discriminação de conteúdo serão exibidas normalmente em “Principal” – categoria ativada por padrão no Gmail.

Mensagens não classificadas aparecerão em "Principal". (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

8 – Quantidade de emails exibida pelo browser

A quantidade de novas mensagens pode passar a ser exibida pela aba de seu Gmail nos navegadores Opera, Firefox (versão 2 ou posterior) e Google Chrome (versão 6 ou posterior). Para isso, acesse novamente o campo Configurações>Labs e encontre a opção “Ícone de mensagem não lida”. Ative-a, salve a alteração e veja, então, um pequeno número anexado abaixo do ícone do Gmail pipocar na aba de seu navegador favorito.

Recurso permite a consulta da quantidade de emails por meio do browser. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

9 – Marque emails com estrelas coloridas

Organizar mensagem por meio da catalogação de conteúdo, nos conformes do mencionado pelo tópico de número 7, não é a única forma de classificar emails no Gmail. Ao acessar o campo Configurações>Estrelas, 12 opções de estrelas poderão ser selecionadas. Clique sobre “todas as estrelas”, salve as alterações e então comece a marcar a relevância de cada uma de suas mensagens. Fazer isso é muito fácil: basta clicar várias vezes sobre a estrela localizada à esquerda do nome dos remetentes e padronizar assim seus grupos.

Clique várias vezes sobre as estrelas para mudar a cor delas. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

10 – Personalize o tema de seu Gmail

Enjoado da cor chapada da tela de fundo de seu Gmail? Pois então vamos alterá-la. Para tanto, siga este caminho: Configurações>Temas. Além das opções oferecidas por padrão em “Temas de cores”, “Temas em alta definição” e “Temas clássicos”, é possível também optar por um plano de fundo personalizado em seu serviço de email.

Escolha imagens prontas ou faça o upload de suas próprias fotos. (Fonte da imagem: Reprodução/Gmail)

Clique sobre a opção “Claro personalizado” ou “Escuro personalizado” em “Temas personalizados” e então explore as possibilidades oferecidas: faça o upload de suas próprias imagens ou selecione as que já são oferecidas pela biblioteca de Gmail.

....

Mais dicas e notícias sobre o serviço de email da Google podem ser conferidas por meio deste link. Você costuma usar outras ferramentas para implementar suas experiências junto ao Gmail? Faça suas sugestões no campo de comentários e compartilhe seu conhecimento conosco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.