Microsoft revela Windows para carros

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft revela Windows para carros

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Definitivamente, o próximo palco de batalha entre as grandes empresas de tecnologia são os automóveis. A Microsoft revelou nesta semana, durante a Build 2014, imagens do que deve ser a sua versão do Windows para carros, utilizando a interface atual que já pode ser vista em smartphones, phablets, tablets e notebooks da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A investida não é necessariamente nova, uma vez que empresas como Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat já utilizam versões especiais do Windows para criar suas próprias interfaces em veículos. Entretanto, com a chegada da Apple ao mercado e o seu CarPlay, além das constantes pesquisas da Google para disponibilização do Android nos carros, o setor deve movimentar alguns milhões de dólares nos próximos anos.

O Windows para carros ainda não tem data para chegar ao mercado, mas uma versão conceitual já está em testes em alguns veículos. A ideia é que os dispositivos com Windows Phone 8 possam ser espelhados no painel do carro. O protótipo em testes utiliza a tecnologia Mirrorlink, atualmente usada nos modelos da Nokia com Symbian e nos headsets da linha Sony Xperia Z.

Volkswagen, Honda, Toyota e Citroen já trabalham em versões de veículos compatíveis com a tecnologia Mirrorlink. Além disso, as empresas Alpine e Pioneer, especializadas em equipamentos de áudio e vídeo para carros, também já projetam equipamentos compatíveis.

Nesta semana, durante a Build 2014 – evento anual da Microsoft para desenvolvedores –, uma demonstração de uma versão de testes foi apresentada, mas ainda bastante “crua” para o consumidor final. Entretanto, a iniciativa mostra que nos próximos anos o sistema operacional presente no seu carro fará toda a diferença com relação ao aparelho que você escolhe para ter no seu bolso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.