6 coisas que já são mais fáceis de fazer por app do que por telefone

3 min de leitura
Imagem de: 6 coisas que já são mais fáceis de fazer por app do que por telefone

Aos poucos, diversos serviços já podem ser realizados diretamente de um app em seu smartphone. (Fonte da imagem: Phil Cambell)

Usar um smartphone ou tablet significa muito mais do que simplesmente acessar a internet ou fazer ligações. Há tempos que eles são ferramentas muito mais práticas para fazer coisas cotidianas como deixar recados para os seus amigos, conversar por mensagens e até mesmo realizar vídeochamadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas a utilidade desses dispositivos acaba indo bem além de simples ferramentas para comunicação. Cada vez mais, uma série de coisas pode ser realizada diretamente de um aplicativo em seu dispositivo portátil, dispensando qualquer tipo de ligação telefônica para isso, o que torna a vida das pessoas muito mais práticas.

Nós listamos seis delas para você, mas a lista pode ser ainda maior dependendo de onde você se encontra. Lembrou-se de algo que não está aqui? Escreva nos comentários ao final deste artigo.

1. Pedir comida

Sem dúvida, a possibilidade de pedir comida por telefone foi uma das grandes possibilidades abertas pela popularização deste tipo de comunicação, mas os serviços de entrega de alimentos prontos evoluíram e já chegaram aos tablets e smartphones. São vários aplicativos que você pode usar para pedir comida, acompanhando o andamento da entrega pela tela do portátil.

Serviços como iFood (Android/iPhone) e PedidosJá (Android/iPhone) são dois excelentes exemplos disso. Em ambos, você faz um cadastro e pode fazer pedidos em diversos estabelecimentos cadastrados da sua região e então solicita a sua refeição. Em alguns casos, é possível escolher entre  pagar na hora ou no ato do recebimento para o entregador.

2. Pedir táxi

Se você mora em uma grande cidade, já deve ter enfrentado o inconveniente de esperar por minutos intermináveis até que sua chamada para uma central de táxi fosse atendida — e, depois disso, ficar mais algum tempo aguardando a chegada do veículo sem saber ao certo quando isso aconteceria.

Esse dilema também vem sendo eliminado aos poucos conforme surgem mais serviços de pedir táxi por aplicativo. Você não somente solicita um veículo como também pode acompanhar a sua localização via GPS, sabendo exatamente onde ele se encontra e tendo assim uma previsão de quanto tempo ele levará para chegar até você.

Três dos principais serviços do gênero operando no Brasil hoje são Easy Taxi (Android/iOS/Windows Phone), TaxiJá (Android/iOS/Windows Phone) e 99Taxis (Android/iOS/Windows Phone).

3. Fazer transações bancárias

Este é um serviço que poupa não somente idas ao banco, mas também tempo perdido com ligações para saber saldo ou até mesmo fazer algumas solicitações. Os principais bancos do país já contam com aplicativos oficiais para a realização de inúmeras transações financeiras, tudo de modo prático e seguro, direto da palma da mão.

Banco do Brasil (Android/iOS/Windows Phone), Caixa Econômica Federal (Android/iOS), Bradesco (Android/iOS/Windows Phone), Itaú (Android/iOS/Windows Phone), HSBC (Android/iOS/Windows Phone) e Santander (Android/iOS) são algumas das instituições financeiras que permitem esse tipo de acesso.

4. Obter informações sobre sua linha de telefone

Alguns problemas relacionados à sua linha de telefone (móvel ou fixo) também podem ser solucionados diretamente de um aplicativo instalado no seu dispositivo móvel. Informações de conta, vencimento, pagamento e até mesmo recargas em alguns casos — tudo isso pode ser feito diretamente do app oficial de sua operadora.

Empresas como Oi (Android/iOS), TIM (Android/iOS), Vivo (Android/iOS) e Claro (Android/iOS) são algumas que já oferecem inúmeros serviços diretamente de seu aplicativo oficial.

5. Obter informações sobre sua TV por assinatura

Talvez ninguém nunca tenha ligado para a central de atendimento de sua TV por assinatura para saber da programação, mas fornecer os horários de programas é uma das funções dos aplicativos de várias operadores do gênero. Além disso, muitos deles oferecem também informações sobre faturas e até mesmo a possibilidade de compra de pacotes pay-per-view, entre outras coisas.

NET (Android/iOS/Windows Phone) e SKY (Android/iOS) são duas das principais fornecedoras desse tipo de serviço e também contam com apps para você realizar alguns serviços diretamente da palma da mão.

6. Utilizar serviços da prefeitura de sua cidade

Algumas prefeituras municipais pelo Brasil começam a entrar de vez na era digital e passam a criar aplicativos oficiais para que os cidadãos possam ter acesso a uma porção de serviços de forma bastante prática.

Dados sobre impostos, horários e localizações de ônibus, registro e acompanhamento de reclamações e ainda informações sobre obras e projetos são alguns dos recursos que já podem ser acessados pelo tablet ou smartphone. Procure pelo site oficial da prefeitura de sua cidade e se informe se ela já oferece algum serviço do gênero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.