7 dicas para economizar a bateria do seu Windows Phone

4 min de leitura
Imagem de: 7 dicas para economizar a bateria do seu Windows Phone

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Imagine o seguinte cenário: você terminou de carregar o seu Windows Phone, sai de casa e, poucas horas depois, a sua bateria parece ter sido drenada e você está quase sem poder usar o aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso acontece devido ao fato de o sistema operacional deixar algumas funções que acabam por sugar a energia da sua bateria sem que você se dê conta. Para ajudar a prolongar um pouco mais a bateria do seu aparelho, daremos sete dicas para você preservar o uso do seu Windows Phone.

1) Usar a função “Economia de bateria”

O Windows Phone conta com uma opção bem apropriada para o problema de bateria acabando antes do tempo. Quando a energia do seu smartphone está no fim, ela pode desativar automaticamente várias funções do sistema, prolongando um pouco o seu tempo de uso.

Para poder ativar essa função, vá até “Configurações” e selecione “Economia de bateria”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ali, apenas ative a função. Dessa forma, quando a sua bateria chegar a um nível crítico, ela é ativada para prolongar a energia do smartphone. Dentro dessa área, você ainda pode escolher se quer que ela seja ativada dessa maneira, apenas até o seu próximo carregamento ou todo o tempo, que não é muito recomendado.

2) Desativar o brilho automático da tela

Por padrão, a tela do seu Windows Phone é configurada para permanecer no modo médio. Mesmo assim, em alguns momentos, isso faz com que o aparelho consuma mais energia do que o necessário. Para poder diminuir o brilho do display, você deve ir às configurações do smartphone e escolher “Brilho”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Dentro da opção, desative o botão de “Ajustar automaticamente”, mudando o nível de brilho do aparelho para baixo. Em seguida, ative novamente a opção “Ajustar automaticamente”.

3) Evite que alguns aplicativos rodem sem que você perceba

Sem que você saiba, alguns dos aplicativos que você instala no seu Windows Phone ficam ativos mesmo quando não são abertos. Eles ficam ali, operando em segundo plano, geralmente para apresentar notificações periodicamente. Só que isso acaba consumindo energia que poderia ser armazenada para outros fins.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para bloquear alguns apps de funcionarem em segundo plano, vá até as configurações do sistema operacional, passe o dedo para a tela da direita e, logo em seguida, seleciona “tarefas em segundo plano”. Dentro dela, você poderá visualizar quais são os apps que ficam trabalhando mesmo quando não estão abertos.

Você deve analisar quais não são tão necessários para operar em segundo plano, podendo bloqueá-los para esses fins.

4) Buscar por emails com menos frequência

Se você incluir diferentes contas de email para receber suas mensagens no Windows Phone, você deve saber que cada vez que o sistema faz buscas por novos emails, tenta se conectar à internet (WiFi ou com plano de dados), consumindo mais energia que o normal quando faz isso.

Se você deixa o intervalo entre as varreduras muito pequeno, isso acaba drenando a sua bateria em um tempo pequeno. Para resolver isso, vá até as configurações do Windows Phone e selecione “emails+contas”. Ali, escolha uma de suas contas de email e, nos seus ajustes, altere o tempo para buscar novas mensagens.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Por padrão, o sistema deixa para procurar por novos emails a cada 30 minutos, mas você pode mudar para ele fazer isso a cada uma ou duas horas e, se você quiser, apenas quando você selecionar.

5) Parar de buscar por novas conexões WiFi

Por padrão, o Windows Phone fica buscando uma conexão WiFi para que você possa acessar a internet. O problema disso é que esse tipo de ligação consome energia, principalmente quando o aparelho fica procurando por novas redes para se conectar.

Para evitar que a bateria vá embora de maneira quase inútil (por exemplo, se você estiver na rua, a cada rede de uma lanchonete que você passar na frente, o seu Windows Phone vai acionar a possibilidade de conexão), você pode desativar a função de busca por WiFi.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vá até as configurações do sistema e selecione “Wi-Fi”. Ali, escolha “Avançada” e, dentro da área, desmarque a caixa “Avisar-me quando novas redes foram encontradas”.

6) Desconecte a Xbox LIVE e Xbox Music

O Windows Phone conta com suporte para dois de seus serviços de mídia: o Xbox Music e a Xbox LIVE. Com eles, você pode ouvir música pela internet ou competir com seus amigos em jogos multiplayer. Só que ambos os serviços necessitam de conexão constante com a internet para poder acessar informações e conteúdo.

Como você já deve ter imaginado, tanto o Music quanto a LIVE consome sua energia, por mais que você quase não os utilize. Para poder desativar a conexão desses dois serviços com a internet, economizando bateria no processo, você deve fazer o seguinte:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Acesse as configurações do Windows Phone e passe o dedo para acessar a segunda tela de aplicativos. Nela, selecione “Jogos” e desmarque a caixa “Conectar-se ao Xbox”. Volte à tela anterior e escolha “Música+vídeo”. Ali, desmarque a opção “Conecte com “Xbox Music”.

7) Feche aplicativos que estão parados

Depois de encerrar os apps que operam em segundo plano, talvez seja uma boa pedida também fechar os aplicativos que ficam abertos, mas que você não está mais usando.

A partir do terceiro update do Windows Phone 8, surgiu a opção de fechar os aplicativos abertos de maneira rápida e parecida com a vista em praticamente todos os outros sistemas operacionais.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para fechar os apps que estão inativos e sugando a sua bateria, segure a flecha da esquerda que fica na parte inferior do seu Windows Phone até aparecer a seguinte tela.

Nela, você pode navegar pelos aplicativos abertos. Note que existe um pequeno X no canto superior direito deles. Apertando nele, você os fecha, salvando um pouco de bateria no processo. Simples, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.