Erro 404: será que eu sou geek?

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: será que eu sou geek?

Se você acha que todo geek se veste assim, você precisa parar de ver TV! (Fonte da imagem: iStock)

Ser apaixonado por tecnologia, entender de marcas de smartphones e saber a diferença entre uma tela Retina e uma tela Safira são algumas das características que podem ser encontradas em um geek? O quê? Você não faz ideia do que seja um geek? Bem, talvez você saiba muito bem quem são essas pessoas, mas você está acostumado a chamá-las de “nerds”. Pois é!

Os geeks são aqueles nerds que entendem de praticamente tudo o que envolve silício. Ao contrário dos nerds mais comuns, eles não necessariamente são fãs de quadrinhos — mas podem ser e é possível que tenham réplicas em tamanho real da manopla do infinito. Em suma: são nerds como quaisquer outros, mas com muito mais foco na tecnologia. E será que você é um geek também?

Confira algumas das principais características dos geeks e descubra se essa denominação pode descrever você — ou será que você é um outro tipo de nerd? Uma observação: os redatores do Tecmundo são geeks de carteira assinada e é bem possível que alguns dos dados aqui nos descrevam com bastante qualidade... Mesmo assim, o Erro 404 ainda é fictício — ou será que não (é sim, pode ficar tranquilo)?

Quais os costumes básicos?

Um geek pode usar roupas coloridas ou monocromáticas, em disposições sólidas, listradas ou xadrez. Quanto aos sapatos, eles podem ser fechados, abertos ou híbridos, com solado de diversos materiais. Geeks utilizam bolsas laterais, pastas de mão ou mochilas de costas, sempre acompanhadas de lancheiras do Homem-Aranha ou de qualquer outro desenho. Ou seja, um geek pode ser qualquer um! VOCÊ ESTÁ CERCADO!

"Cabo, cabo, cabo, cabo!" (Fonte da imagem: iStock)

Mas é claro que existem algumas coisas que são básicas e que fazem parte de um costume geek. Abaixo, você pode conferir uma lista de características e pontuações de coisas que podem fazer você ser um geek. Ao final do teste, confira o seu resultado:

  • Sabe quem é Bill Gates (1)
  • Sabe quem é Steve Jobs (1)
  • Sabe quem é Steve Ballmer (2)
  • Sabe quem é Paul Allen (3)
  • Sabe quem é Tim Berners-Lee (5)
  • Sabe quem é Silvio Santos (0)
  • Conhece o HTML5 (1)
  • Conhece o HTML6 (-4)
  • Conhece Java (2)
  • Conhece o Jabba (3)
  • Conhece o Mário? (2, mas só se rir da piada infame)
  • Se considera geek (2)
  • Não se considera geek (-29)
  • Está levando esse teste a sério (3)
  • Sabe fechar uma tag (3)

Se você fez mais do que 17 pontos, então você pode ser considerado um geek em qualquer estágio — testes mais avançados e comandados por nossa equipe especializada vão dar diagnósticos mais detalhados —, mas se você fez menos que isso... Bem, aí você também pode ser um geek. Ou também pode não ser! Você pode ser um Power Ranger, um herói da Alameda dos Anjos — quem sabe um Cavaleiro do Zodíaco?

O bom amigo da formatação?

Existem algumas tarefas que qualquer geek deve saber desempenhar. Mais do que isso, ele também deve ser um ótimo instrutor. Afinal de contas, o conhecimento deve ser disseminado em vez de absorvido e mantido sob sigilo. Logo, se você falar que precisa de uma formatação no seu computador, por exemplo, ele deve ser o primeiro a:

  • a) Fazer o serviço para você
  • b) Indicar um bom profissional
  • c) Indicar tutoriais de aprendizado
  • d) Mostrar que nem sempre é necessário fazer isso

A resposta certa é a letra “D”. Um geek deve manter sempre na cabeça que existe um guia básico para a manutenção dos computadores. Se você é um verdadeiro geek, você precisa ensinar esse amigo a manter o antivírus atualizado, não clicar em links suspeitos e utilizar aplicativos de limpeza de arquivos temporários — a menos que estejamos falando da sua tia-avó! Aí é melhor formatar mesmo.

Caso a solução seja mesmo formatar o computador, um bom geek precisa se lembrar da profecia encontrada na Gruta do Vale do Silício, em 1452 a.C: “Aquele que tudo apagar / Precisa antes se lembrar / Backup nem todos fazem / Então faça antes que tudo apaguem!”. Ou vai dizer que você quer ser acordado às quatro da manhã com uma ligação desesperada de alguém que não encontra as fotos — que ficaram ótimas, por sinal — da festa?

Posso ser geek sem entender de programação?

Existem muitos nerds que não sabem nem ao menos reconhecer uma tag de HTML, mas isso não quer dizer que essa pessoa não seja um nerd. Com os geeks a história é parecida, mas exige-se um pouco mais de compreensão nesse aspecto. Por exemplo: se você acha que HTML é uma doença transmissível, então você provavelmente não pode ser considerado um geek.

"WYSIWYG" (Fonte da imagem: iStock)

Por outro lado, você não precisa saber descrever com detalhes quais foram as evoluções conseguidas na linguagem ASP e como a programação em Delphi mudou os rumos dos bancos de dados de todo o mundo. Em resumo: conhecimento básico é necessário, mas, se você é um geek e não sabe programar, não há motivos para pânico. Sabe quem não sabe programar também? O guitarrista do Roupa Nova.

Mas eu quero ser geek e não tenho os atributos necessários

Se você assiste The Big Bang Theory e se veste igual ao Leonard, mas não entende as piadas mais complexas da série, talvez você esteja se perguntando: “Será que eu tenho o que é necessário para ser geek?”. Nesse momento, algumas pessoas vão surgir e dizer: “Ser nerd/geek não é modinha! Eu já era nerd/geek antes de isso ser legal”.

"Você foi diagnosticado com nerdice do tipo 3" (Fonte da imagem: iStock)

Para você mesmo e para essas pessoas, você vai dizer: “Eu sou o que eu quiser!”. E você é mesmo! Cada um é o que quiser ser, gente! Existe lugar para todos serem o que quiserem! A não ser que você queira ser o Batman, porque aí só existe uma vaga de Batman no mundo e ela já foi ocupada por Renan Hamann Bruce Wayne.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.