Chrome Beta agora permite fazer pesquisas por voz sem tocar no computador

1 min de leitura
Imagem de: Chrome Beta agora permite fazer pesquisas por voz sem tocar no computador

Basta atualizar o navegador, entrar no google.com norte-americano e ativar a função (Fonte da imagem: Reprodução/Google Chrome Blog)

Se você já tinha ficado impressionado com as funções de pesquisa por voz do Google Now em aparelhos da Motorola e da linha Nexus da Google, imagine agora que parte dessas funções estará disponível no seu Google Chrome no desktop.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sim, você poderá pesquisar qualquer coisa sem nem mesmo tocar no computador, como antes era necessário. Para tal, será preciso apenas dizer “Ok, Google”. A função foi liberada para o Chrome Beta pela desenvolvedora ontem, mas só funciona em inglês e na versão norte-americana do buscador até o momento.

Antes disso, era necessário baixar uma extensão para a que a função de comandos de voz sempre disponível ficasse ativa. A Google ainda diz que novos idiomas estarão presentes em breve no serviço, mas sem especificar uma data. Imaginamos que, quando a função finalmente chegar ao Chrome tradicional, em sua versão estável, o português já possa ser utilizado para o comando de voz sem toques.

Já era esperado

Isso não é exatamente uma novidade, já que a Google demonstrou essa função em uma versão preliminar do navegador na sua última Google I/O. Fora isso, alguns smartphones com Android já são capazes de fazer o mesmo e estão disponíveis comercialmente em diversos países.

O navegador da empresa em sua versão estável já é capaz, entretanto, de fazer pesquisas por voz ativadas por um toque no ícone de microfone na barra de buscas e também consegue realizar algumas ações, como operações matemáticas, trazer resultados diretos e mostrar elementos visuais para previsão do tempo, trajetos em mapas e outros.

O novo Chrome Beta 34 ainda trouxe novidades na importação de diversos perfis de usuários para um novo PC ao mesmo tempo, além de melhorias no desempenho e no processamento de páginas mal formatadas. Ainda não se tem uma previsão de quando qualquer uma dessas novas funções deve chegar ao Chrome tradicional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.