Como usar a caixa prioritária do Gmail

2 min de leitura
Imagem de: Como usar a caixa prioritária do Gmail

Recentemente, a Google adicionou um novo recurso ao Gmail, a fim de tornar a organização de seus emails muito mais prática e simples. As chamadas “caixas prioritárias” são uma forma bastante útil de você categorizar suas mensagens com base naquilo que você considera importante e do que pode ser visualizado mais tarde.

Contudo, como toda grande novidade, surgem várias dúvidas quanto ao funcionamento do serviço. Como ele consegue diferenciar as mensagens que você realmente quer ler das demais? Além disso, como organizar tudo de um jeito que seja o melhor para você?

Ativando a Caixa Prioritária

Enquanto ainda está em fase de “Novidade”, o recurso pode ser ativado diretamente pela página inicial do Gmail. Ao clicar em “Novo! Caixa Prioritária”, situado na parte superior da tela, o serviço é automaticamente inserido em sua conta com base em alguns itens selecionados.

Opção na tela inicial

Porém, caso a opção não esteja disponível, basta clicar em “Configurações”, também ao lado de seu endereço de email, e ir até a aba “Caixa prioritária” e selecionar a caixa que exibe o novo sistema. Com isso, sua caixa de entrada vai receber algumas mudanças no visual.

Quais os critérios utilizados?

Uma das maiores dúvidas que surgiram após as caixas prioritárias serem implementadas foi em relação aos critérios utilizados pelo Gmail para organizar suas mensagens. Como é possível que a Google saiba o que é importante e o que é descartável sem considerar spam?

Para isso, foram utilizados alguns elementos a fim de definir o nível de prioridade dos emails. Em cada conta são analisados os contatos com quem você mais conversa, as mensagens mais respondidas e até mesmo as palavras-chave recorrentes. Com base nessas informações, a prioridade é definida. São elementos bastante simples, mas que, no fim das contas, fazem muita diferença.

A nova interface

A grande novidade visual da caixa prioritária está na divisão que ela faz em seu Gmail. Além das separações já existentes, como Spam e marcadores personalizáveis, agora existe um área específica para as mensagens consideradas importantes.

Com base nos critérios já citados, o serviço de email separa as mensagens consideradas importantes do restante e adiciona um pequeno símbolo ao lado do assunto para indicar a condição.

Interface dividida

Além disso, outra divisão é feita para que você tenha ainda mais controle sobre aquilo que você recebe. Lembra-se dos emails que você marcava com estrela para ler mais tarde, mas nunca dava a devida atenção?

Pois agora eles possuem uma área exatamente para isso. Sempre que você receber uma mensagem importante, mas quiser deixá-la de lado para ler mais tarde e ter acesso facilitado a ela, pode enviá-la a esse novo campo. Com isso, esses recados com estrela não desaparecem em meio às centenas de outros que você recebe diariamente.

E se o Gmail errar?

Apesar de sua praticidade, o Gmail também pode cometer um ou outro erro. Com o sistema de caixa prioritária não é diferente, já que, inevitavelmente, uma ou outra mensagem vai escapar dos parâmetros utilizados, seja deixando emails importantes de fora ou considerando conteúdo irrelevante junto daqueles que você quer ler.

Marcação

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, a Google criou um sistema que visa aprimorar os critérios de seleção. Ao selecionar uma conversa e marcar com a opção “+”, ela automaticamente é considerada importante pelo sistema, assim como também é possível removê-la da lista com o outro botão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.