Filme sobre o Facebook agrada à crítica especializada

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Se muitos torciam o nariz para um filme sobre a origem da rede social Facebook, as desconfianças começam a sumir após as primeiras exibições de The Social Network. O filme, ainda sem título oficial no Brasil, chega aos cinemas norte-americanos em outubro.

Exibido apenas para parte da imprensa dos EUA, o filme foi considerado bom pela maioria dos veículos. O crítico Peter Travers, da revista Rolling Stone, classificou a produção como “filme do ano e que define brilhantemente a década”.

Já Scott Foundas, crítico da Film Comment destacou que a produção é uma das que melhor representam a geração digital. Foundas faz ainda uma comparação com o filme The Great Gatsby, produção que retrata com maestria a “Era do jazz” nos Estados Unidos.

Apesar do bom desempenho, as informações retratadas no filme não devem ser levadas ao pé da letra. Em nota oficial o Facebook informou que muitas do que é mostrado no filme é apenas ficção, não representando a realidade pela qual a empresa passou.

A Rede Social

Dirigida por David Fincher (SevenOs Sete Crimes Capitais), a produção traz ainda no elenco nomes como o cantor e ator Justin Timberlake, Andrew Garfield, futuro Homem-Aranha, e Jesse Eisenberg (Zumbilândia). O filme é baseado no livro The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich.

A trama acontece a partir de uma noite de outono em 2003, quando Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, senta-se em frente ao seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia.

Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, leva-o a complicações em sua vida social e profissional. A produção tem previsão de estreia no Brasil em 3 de dezembro.

Briga de gigantes também nos cinemas

A exemplo do Facebook, o Google também está a caminho de alcançar a tela grande, de acordo com o blog Deadline. Ken Auletta, colunista de mídia da revista americana The New Yorker, vendeu os direitos de adaptação de Googled – The End of the World as We Know It, sobre a formação do Google e a história de seus fundadores, Sergey Brin e Larry Page.

Segundo o que um dos produtores declarou ao blog americano, o filme deve centrar o foco em como os fundadores do Google tentaram se manter fiéis aos seus princípios quando a ferramenta se tornou um fenômeno mundial.

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