16 smartphones com gravação de vídeo em 4K e em slow motion

3 min de leitura
Imagem de: 16 smartphones com gravação de vídeo em 4K e em slow motion

Apesar de os televisores com resolução 4K não serem exatamente populares em terras brasileiras, já existem muitos smartphones que filmam com essa qualidade. Mesmo que existam dispositivos que registrem imagens em 4K desde 2013, foi somente neste ano que mais aparelhos com esse suporte começaram a chegar ao mercado – e quase todos os smartphones top de linha possuem essa configuração.

A resolução 4K é originalmente definida como 4096x2160 pixels em um aspecto 16:10, apesar de nos smartphones ser de 16:9 (o padrão de ratio desses aparelhos); por isso, neles temos a resolução 3840x2160 pixels. Várias pessoas argumentam que os vídeos em 1080p já possuem qualidade suficiente e que, em muitos casos, o 4K é dispensável (especialmente se você não possuir um televisor capaz de reproduzir tal qualidade).

Apesar de isso ser verdade até determinado ponto, é fato que vídeos em 4K fazem as imagens ficarem mais claras e nítidas. Por isso, hoje separamos aqui no TecMundo alguns smartphones que filmam em 4K e em slow motion – duas características que alguns consumidores levam em consideração na hora de comprar um dispositivo. Então, vamos lá (os aparelhos foram listados aleatoriamente, sem classificação de melhor ou pior):

1 – iPhone 6s e 6s Plus

Os dois últimos modelos de iPhone trouxeram melhorias para a câmera – como o antigo sensor de 8 MP substituído por um de 12 MP. Em termos de vídeo, oiPhone 6s é capaz de filmar em 30 fps com resolução 4K (3840x2160 pixels). Além disso, ele também possui um autofoco inteligente e consegue registrar imagens em 1080p com 120 fps e em 720p com 240 fps – o que permite efeitos de slow motion bastante drásticos.

2 – Sony Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium

A nova família Xperia Z5 da Sony traz três aparelhos que filmam em 4K: o Xperia Z5, o Z5 Compact e o Z5 Premium. Isso não é algo tão novo na Sony, já que modelos do ano passado já apresentavam o recurso.

Com sensores 23 MP Exmor RS, os aparelhos da família Z5 também trazem o sistema OIS, que possui um autofoco híbrido e um modo de estabilização inteligente da imagem. Aparentemente, os problemas de superaquecimento vistos no Z3 ao filmar em 4K não são encontrados nos novos modelos. Além disso, o Xperia Z5 Premium é o único smartphone que permite que você visualize os vídeos 4K em suas resoluções nativas.

3 – Samsung Galaxy S6, S6 Edge, S6 Edge+ e Galaxy Note 5

A Samsung está entre as primeiras empresas que aderiu ao 4K nos aparelhos móveis. Por isso, hoje existem vários modelos que apresentam o suporte à resolução. Todos os últimos smartphones da família Galaxy S6, além do Galaxy Note 5,  filmam em 4K e possuem função slow motion. Eles são configurados com câmeras de 16 MP, com sensores com autofoco e estabilização de imagem automática – tudo em 3840x2160 pixels.

4 – LG G4

Assim como o LG G3, o LG G4 foi lançado com a capacidade de filmar em 4K (basta ativar a opção Ultra High Definition – ou UHD). Com câmera de 16 MP, sensores com autofoco e estabilização automática de imagens, o LG G4 oferece vídeos em 4K repletos de detalhes, sem queda de qualidade e que ficam bonitos até quando registrados em ambientes escuros.

5 – Nexus 5X e Nexus 6P

Esses dois Nexus fabricados pela LG são equipados com câmeras de 12.3 MP, com abertura f/2.0 com 1.55 micron pixels. Os sensores são capazes de filmar em resolução 4K e em 60 fps, o que também é um atrativo. Como os dois aparelhos ainda não foram lançados, não podemos dizer mais detalhes sobre a filmagem e a qualidade 4K desses dispositivos.

6 – Microsoft Lumia 950 e 950 XL

Os dois novos modelos da linha Lumia filmam em 4K (é preciso que você ative a opção, que está desligada por padrão para que os vídeos consumam menos espaço) e possuem vários recursos para aprimorar as imagens registradas. Eles chegam às lojas com lentes Carl-Zeiss e sensores de alta qualidade para capturas de até 20 MP, no mesmo padrão Pure View de quando os aparelhos Lumia eram produzidos pela Nokia.

7 – Motorola Moto X Style e Moto Maxx

Os aparelhos anteriores da Motorola já filmavam em 4K, e o mesmo ocorre com os novos dispositivos top de linha da fabricante. O Moto X Style vem com câmera traseira de 21 MP, ótimo contraste e foco inteligente. O já conhecido Moto Maxx é capaz de registrar vídeos em 4K sem apresentar superaquecimento, também oferecendo suporte aos vídeos em câmera lenta (apesar de eles se restringirem à resolução 720p).

E você, conhece quais smartphones que filmam em 4K? Existem vários modelos no mercado, mas nós só listamos alguns, principalmente os mais recentes. Se você tem dicas de outros smartphones interessantes, compartilhe com a gente nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.