Velocidade monstruosa: tecnologia 5G está sendo testada

1 min de leitura
Imagem de: Velocidade monstruosa: tecnologia 5G está sendo testada

Enquanto o 4G ainda engatinha no Brasil, a Ericsson já está levando um dispositivo móvel para as ruas de Estocolmo, na Suécia, para testar a tecnologia 5G. Tudo bem, esse "dispositivo" não é pequeno como o seu smartphone, como você vai ver na imagem abaixo, mas é grande passo para entender como a rede funciona.

A Ericsson comentou que o gadget tem esse tamanho avantajado porque ele pode ser configurado para agir como um smartphone, tablet ou computador — é chamado de "testbed" na indústria da tecnologia. Dessa maneira, os especialistas podem testar como uma solução age em conjunto com dispositivos diferentes.

O grande avanço do 5G sobre o 4G, obviamente, é a velocidade. De acordo com a Ericsson, a nova tecnologia atingiu velocidades de 2 Gbps. Para você entender o quanto isso é significativo, as melhores redes 4G alcançam uma velocidade de 200 Mbps. Ou seja, o 5G vai ser 10 vezes mais rápido — vai ser mais veloz do que até muitas redes WiFi, principalmente em países emergentes.

Porém, é necessário notar que esta velocidade foi atingida em um único dispositivo. Com a tecnologia disseminada, esse número tende a cair. A Ericsson acredita que o 5G vai chegar para nós, meros mortais, apenas em 2020.

Em que ano a rede 5G chega ao Brasil? Faça a sua aposta no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.